Engajamento de filiados marca primeira reunião do ano na Seção Planalto, no RS

Karen Viscardi

A Seção Planalto (RS) mostrou engajamento dos filiados do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) na primeira reunião do ano, realizada nesta quinta-feira (18/11), em Passo Fundo. O encontro mobilizou 23 filiados e ocorreu em formato híbrido, com 17 colegas presencialmente e seis em reunião virtual.

A delegada Soraya Elias Marredo relatou as reuniões de sensibilização contra a PEC 32 e para inclusão dos auditores na Lei Orçamentária Anual 2022. Os encontros ocorreram com lideranças do agronegócio, ministros, deputados e senadores em Brasília e em Porto Alegre. “Sindicato não dorme, filiados não param. Precisamos nos mobilizar e conversar com parlamentares de nossa relação para ampliar o apoio”, disse Soraya.

Marcos Raber, representante sindical da Seção Planalto, lembrou da importância de uma atuação sindical coesa. “O sindicato não é composto por uma, duas ou dez pessoas. É formado por toda uma categoria que trabalha unida e deve permanecer unida. Por meio desta união, representada pela figura do sindicato, devemos buscar atender aos anseios da categoria e encaminhar as demandas para o comando estadual e federal”, afirmou.

A auditora Ivone Suffert reforçou que os colegas têm consciência do tamanho da responsabilidade de cada assinatura em um documento para a produção agrícola brasileira, o que mostra a importância dos AFFAs. Essa valorização do trabalho foi também comentada pelo filiado aposentado Francisco Guerra, que lembrou ainda da atuação histórica dos auditores do Rio Grande do Sul, ao iniciarem uma paralisação no país. Marcos Borges, secretário da Seção Planalto, elogiou o esforço de quem contribuiu no passado para as conquistas da carreira e reforçou a necessidade de buscar novas estratégias de mobilização.