Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

Auditores Fiscais Federais Agropecuários recebem treinamento sobre fiscalização em abatedouros

Curso atende demanda do Anffa Sindical para uniformização de procedimentos

Mais de 700 auditores fiscais federais agropecuários (Affas) participarão de treinamento com objetivo de padronizar os procedimentos utilizados na fiscalização ante e post mortem de frigoríficos. Serão formadas sete turmas com 100 profissionais cada, entre 6 de maio e 13 de julho, na Escola Nacional de Gestão Agropecuária, a Enagro.

A capacitação dos Affas é uma demanda antiga do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical). "O Anffa Sindical vem pleiteando junto ao Mapa, há muito tempo, um papel mais proativo da Enagro na qualificação dos auditores e, recentemente, temos apontado a necessidade de uma atenção maior aos auditores aprovados no último concurso. São profissionais altamente qualificados, estão com toda a legislação muito presente porque foram aprovados em certames, mas é saudável que eles recebam treinamento e atenção dos profissionais mais experientes", conta o diretor de política profissional do Anffa Sindical, Antonio Andrade.

Recentemente parte do setor produtivo reclamou da divergência de abordagens na inspeção. "Os auditores trabalham dentro dos rigores da legislação, mas há muitos procedimentos que são adotados e não foram ainda manualizados. Estão em respostas enviadas a questionamentos quando um fiscal teve dúvida ou vem da prática. O treinamento será essencial nesta harmonização de procedimentos", conta Andrade.

"Foram convidados todos os affas que trabalham em plantas de abate", disse Karine Bordignon, auditora fiscal federal agropecuária do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Como tivemos um número grande de inscritos, nós criamos sete turmas de 100 pessoas cada. Nos primeiros três dos cinco dias de curso, as turmas assistirão a palestras. Já nos últimos dois, os participantes serão divididos em grupos que receberão um treinamento específico para aves, bovinos e suínos ", continua.

O Anffa Sindical atuará no apoio ao curso e também realizará palestras sobre a história da carreira dos auditores.

"Essa padronização fortalece o trabalho dos affas", conta Karine. "Temos cursos pequenos que ocorrem espalhados pelo país, sobre diversos temas, mas esse é um evento grande e que abrange auditores fiscais federais agropecuários de todos os estados", finaliza.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior