O ano de 2024 foi de importantes resultados para o Anffa Sindical e isso se reflete nas métricas de acesso ao portal de notícias da organização. Com um total de 290 mil usuários ativos ao longo do ano que acessaram a média de 41 conteúdos produzidos e publicados a cada mês, o site do Anffa Sindical segue sendo referência como fonte de informação tanto para os servidores da carreira quanto para o público externo.
Nesse sentido, foram computadas mais de 730 mil visualizações ao site, tendo sido a busca direta (aquela que acontece por meio de cliques em links, ou via aplicativo), a origem do maior número de acessos; seguido pela busca orgânica, que acontece quando o usuário digita o nome do Sindicato em mecanismos de busca como o Google, por exemplo, sem que haja o direcionamento por meio de anúncios.
Em comparação ao ano de 2023, houve um aumento de 13,6% no número de usuários ativos, os quais são oriundos de países como o Brasil, EUA, Polônia, França, Países Baixos, Indonésia, Portugal, Paraguai e Finlândia. O maior número de usuários ativos foi registrado no Brasil, Estados Unidos e Alemanha, respectivamente.
Por ocasião da assinatura do acordo de reestruturação da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, foi divulgada uma matéria noticiando o fato, a qual obteve 12.643 acessos exclusivos de servidores da carreira. Em relação aos interesses próprios dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, as matérias mais acessadas ao longo do ano foram, nesta ordem:
Projeto que pretende acabar com abono de permanência de servidores tem relator designado e seu parecer é pelo fim do direito – 67 mil acessos
STF pode derrubar até oito regras criadas na reforma da Previdência. Veja quais – 20.730 acessos
Nota técnica: Reajustes diferenciados na Administração Pública Federal – 2023 a 2026 – 20.131 acessos
Ainda em atenção a demandas dos filiados ao Anffa Sindical, foi realizada a segunda grande migração do portal de notícias da carreira, que teve como foco o aprimoramento da experiência do usuário, a implementação de mecanismos de segurança cibernética e o aperfeiçoamento da arquitetura da informação.
Principais temas de interesse
Para além dos números expressivos, na esfera sindical também houve importantes vitórias alcançadas pelo Sindicato. Duas ações judiciais que tramitavam há tempos – 3,17% e o chamado “Processão” – finalmente chegaram à fase de pagamentos, beneficiando filiados aposentados e pensionistas.
Além disso, o início do ano foi marcado pela assinatura do Termo de Acordo para implementação do reajuste emergencial das carreiras do Executivo Federal, um marco na luta sindical. Essa conquista, considerada uma pauta prioritária, reafirma o compromisso do Anffa Sindical em atender às demandas da categoria e teve ampla repercussão entre os filiados e o público leitor.
Após alcançada a reestruturação da carreira, uma das pautas mais relevantes e mais trabalhadas foi a retomada do Fundo Federal Agropecuário (FFA). O Projeto de Lei 3179/24, apresentado pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG), prevê a implantação do trabalho voluntário remunerado e o pagamento de horas extras aos Affas. A proposta conta com o apoio do governo e do setor produtivo e deve tramitar em regime de urgência no Congresso Nacional no próximo ano.
Redes Sociais e Imprensa
O Instagram reportou um aumento das métricas mais significativas atualmente, entre elas, o número de alcance dos posts do Sindicato, que registrou um aumento percentual de 490,16% atingindo a marca de 3.359.516 pessoas que visualizaram, ao menos uma vez, um conteúdo publicado de forma orgânica na plataforma.
As visitas ao perfil do Anffa Sindical também aumentaram em 21% e houve o incremento de 3.880 novos seguidores à página. Entre os posts mais bem sucedidos da página estão “Quem manda no Brasil”, que também foi destaque no Facebook e motivou um aumento no número de seguidores em ambas as redes.
Notícias de interesse do consumidor também tiveram lugar de destaque entre os usuários do site. A presença de 12 azeites brasileiros entre os melhores do mundo e uma aula sobre como é definido o teor alcoólico da cerveja seguem entre as mais acessadas.
O que esperar em 2025?
Para os novos responsáveis pela Diretoria de Comunicação e Relações Públicas (Dcom), Montemar Onishi e Uéllen Colatto, o ano de 2025 promete ser de ainda mais trabalho e novas incursões de mídia. “Temos muitas pautas importantes pela frente. Além do que, a atuação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários se torna cada vez mais evidente para a sociedade, haja vista nossa atuação frente ao agronegócio brasileiro e o incessante trabalho do Anffa Sindical, visando informar e esclarecer seus leitores.”
Ainda em 2025, é aguardada a admissão de 200 novos Auditores Fiscais Federais Agropecuários aprovados no concurso público de 2024. Para o presidente Janus Pablo, o número é baixo; assim, a organização pretende continuar em interlocução com a administração pública, a fim de realizar a convocação total do cadastro de reserva do Concurso Nacional Unificado (CNU), além da realização de um novo certame não vinculado ao formato do CNU.
De igual modo, o Sindicato pretende avançar também em questões como o combate ao assédio aos Auditores Agropecuários, a melhoria das condições de trabalho, e a indenização de fronteiras.
O ano de celebração dos 25 anos da carreira de Affa também coincide com a realização do VII Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Conaffa), cujas tratativas já estão em andamento, conforme informado pelo secretário geral do Sindicato, Rodrigo Machado e pela coordenadora do evento, Beatris Sonntag Kuchenbecker (link). Na ocasião, serão discutidas as diretrizes importantes para a carreira, as quais abrangem desde melhorias na estrutura de trabalho até questões de segurança e valorização profissional.