Dia Nacional do Químico: uma homenagem do Anffa Sindical

Considerado um marco importante para os profissionais de Química, foi estabelecido como Dia Nacional do Químico, celebrado pelo Anffa Sindical por direcionar-se a esses importantes profissionais que, juntamente dos agrônomos, farmacêuticos, veterinários e zootecnistas, compõem a carreira de Affa

Há exatos 65 anos, no dia 18 de junho de 1956, o então presidente da República Juscelino Kubitschek sancionava a Lei nº 2.800 que constituiu o Conselho Federal de Química (CFQ) e regulamentou a atuação laboral nos campos científicos correlatos à Química. O dia, considerado um marco importante para os profissionais de Química, foi estabelecido como Dia Nacional do Químico, celebrado pelo Anffa Sindical por direcionar-se a esses importantes profissionais que, juntamente dos agrônomos, farmacêuticos, veterinários e zootecnistas, compõem a carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Affa).

Os químicos são fundamentais na indústria, alimentícia ou de transformação, e vai muito além da rotina de um laboratório. Para o químico Affa Rodrigo Ramos, a formação acadêmica promove um conhecimento amplo que vai do projeto de uma fábrica à sua operação, além da gestão de todo o processo produtivo. Ele atua no início, com a prospecção, no meio, com os ajustes e no final, com a inspeção e fiscalização do sistema fabril. “A formação propicia, juntamente com as outras áreas que compõem a carreira, um encaixe perfeito para o serviço de fiscalização. E não podemos esquecer que em todo processo produtivo, do mais simples ao mais complicado, temos que ter esse controle, que muitas vezes é realizado em laboratório, que é a casa do químico”, disse.

Conforme Rodrigo, a data em si, é um reconhecimento, mas é preciso ir além. “É um momento de interagir com outras formações e mostrar o grande valor de se ter químicos na carreira de Affa. Não só de laboratório vive o químico, é muito mais do que isso”, destacou.

A Affa Silvana Correia de Mendonça, química industrial, orgulha-se da carreira que exerce, e sente-se realizada na profissão. “Tive a oportunidade de atuar em diversas áreas. Gostaria de parabenizar todos os meus colegas químicos, que na sua luta diária, buscam garantir a qualidade de tudo que usamos e consumimos.  Feliz dia 18 para vocês”, celebrou.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
+55 (61) 3246 1599 +55 (61) 3037 1401