Anffa Sindical divulga orientações para a cobrança de ressarcimento das Diárias

Conforme noticiado no último mês, o Sindicato encaminhou ofício ao Ministro da Agricultura, Marcos Montes, sobre a necessidade de atualização do valor da verba indenizatória recebida pelos AFFAs (relembre aqui).

Foto: joaogbjunior no Pixabay

Em resposta a essa demanda, o Anffa Sindical foi informado de que, por se tratar de alteração legislativa, e haja vista a necessidade de previsão orçamentária para eventual aumento das diárias e, ainda, que tal competência é do Ministério da Economia, o pleito seria encaminhado ao Departamento de Administração com vistas ao Gabinete da Secretaria-Executiva para que, se de acordo, a Secretaria encaminhe novamente o processo ao Ministério da Economia para avaliação do pedido.

Desse modo, com o objetivo de formalizar a situação vivenciada pelos AFFAs, o ANFFA Sindical orienta que os filiados se abasteçam de provas dos gastos em viagens a serviço da Administração Pública, tais como recibos e notas fiscais de despesas. De posse desses documentos, o filiado tomará duas atitudes: Anexar os comprovantes no Relatório de viagens por meio do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP; e, em um segundo momento, o AFFA que tiver gastos que ultrapassaram o valor destinado às diárias deverá fazer um requerimento de ressarcimento em processo próprio no SEI apresentando as notas e recibos novamente.

Além da abertura de processos SEI para o ressarcimento, o Sindicato orienta que esse procedimento seja relatado ao respectivo Delegado Sindical, informando o número do processo gerado. Dessa forma, teremos provas cabais dos gastos extraordinários para a cobrança de atitudes formais da resolução dessa demanda."

Confira abaixo o modelo de requerimento disponibilizado pela Diretoria de Assuntos Jurídicos:

REQUERIMENTO DE REEMBOLSO

Local, __ de ___ de 20__.

Senhor Diretor,

Pelo presente, solicito o reembolso de despesas com (_____________), referente à viagem realizada no período compreendido entre ___ a ___ para a cidade de ____, conforme documento(s) (Bilhete, Nota Fiscal, Cupom) nº. __ em anexo.

Passagem: R$  (___ reais e ___ centavos).

TOTAL DA DESPESA: R$ (__reais e ___ centavos).

Nome do Servidor

Cargo