AFFAs de MS fazem palestra sobre norma que estabelece rastreabilidade dos vegetais frescos

Palestra ocorreu o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e tratou da orientação sobre a Instrução Normativa Conjunta (INC MAPA/ANVISA) nº 02/2018, para os técnicos da entidade, que realizam trabalhos de assistência técnica e extensão rural nos municípios de Mato Grosso do Sul.

À convite do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal , da Superintendência Federal de Agricultura/MS (SIPOV/SFA-MS) , apresentou uma palestra de orientação sobre a Instrução Normativa Conjunta (INC MAPA/ANVISA) nº 02/2018, para os técnicos da entidade, que realizam trabalhos de assistência técnica e extensão rural nos municípios de Mato Grosso do Sul. A palestra foi realizada em Campo Grande/MS, no auditório da Federação da Agricultura/MS (Famasul), no dia 1º de fevereiro.

A INC MAPA/ANVISA nº 02/18 estabelece a obrigatoriedade de adoção de procedimentos de rastreabilidade, ao longo da cadeia produtiva dos vegetais frescos (frutas e hortaliças), para fins de monitoramento e controle de Resíduos de agrotóxicos.

O prazo para implementação da rastreabilidade é gradual, porém, já está em vigor desde 07/08/2018 para um primeiro grupo de produtos hortifruti's. No dia 03/02/2019, entrou em vigor a obrigatoriedade para um segundo grupo de produtos conforme tabela abaixo:

Por conta disso, simbolicamente, os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs) e demais integrantes da Equipe do SIPOV/SFA-MS, levaram um bolo para comemorar um ano de vigência da INC MAPA/ANVISA nº 02/18 e, assim, os participantes assistiram à apresentação, degustando um bolo de cenoura com calda de chocolate.

Na oportunidade, divulgou-se a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos AFFAs e, para eternizar o nome da nossa carreira na mente dos participantes, além do nome da carreira no uniforme usado pelo AFFA apresentador, foram realizadas encenações teatrais para facilitar a compreensão da legislação. Os participantes também ganharam brindes (apoio de pescoço para viagens) do Anffa Sindical.