+ Notícias

Em série especial de matérias, Anffa analisa alterações de PLC para aposentadoria de servidores públicos com deficiência

Publicado em
por
Compartilhe

Diante das dúvidas apresentadas ao Anffa Sindical, relativas ao Projeto de Lei Complementar nº 454/2024 que trata da possibilidade de concessão de aposentadoria com critérios e requisitos diferenciados às pessoas com deficiência (PCD) no serviço público, foi elaborada uma série especial de matérias que apresentará o panorama atual da questão, a proposta levantada pelo PLC, e por fim, um comparativo de ambos os cenários, caso o Projeto de Lei seja aprovado.

Neste primeiro material, confira os requisitos atualmente vigentes para a concessão do benefício aos servidores públicos: 

A concessão da aposentadoria para servidores públicos com deficiência, com critérios e requisitos especiais, foi introduzida na Constituição pela Emenda Constitucional n. 47/2005 que alterou o artigo 40 da CF para permitir exigências diferentes para esses servidores, ao lado daqueles em atividades de risco ou sob condições prejudiciais à saúde.

Posteriormente, a Emenda Constitucional nº. 103/2019 adicionou novos parágrafos ao artigo citado. Segundo essa emenda, enquanto não houver uma Lei Complementar específica, devem ser aplicadas as regras da Lei Complementar nº. 142/2013, que trata do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), para a concessão de aposentadoria aos servidores públicos com deficiência.

Essa lei estabelece dois tipos de aposentadoria para servidores com deficiência, baseados no tempo de contribuição e no grau de deficiência; ou na idade (com pelo menos 15 anos de contribuição). Para o cálculo dos benefícios de aposentadoria, a Lei Complementar nº. 142/2013 apresenta diferentes métodos dependendo da regra utilizada para conceder a aposentadoria, conforme tabela abaixo: 

Conforme tempo de contribuição:

Conforme idade, independente do grau de deficiência:

Por fim, atualmente, a aplicação dessas leis no serviço público é regulamentada pela Portaria SGP/SEDGG/ME nº. 10.360/2022, que também orienta os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) sobre a concessão de outros benefícios de aposentadoria.

Acompanhe, na próxima matéria da série especial, as alterações propostas no Projeto de Lei Complementar nº. 454/2014. 
 

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 

Acompanhe nas Redes Sociais

Diretor de Comunicação e Relações Públicas:

Montemar Onishi
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:

Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical.org.br
Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548