Nesta terça-feira (11/11), o Anffa Sindical esteve presente no treinamento promovido pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), destinado aos novos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs).
Durante o encontro, o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, destacou a importância do momento de integração entre o sindicato e os novos integrantes da carreira, ressaltando o papel essencial da união e do engajamento coletivo para o fortalecimento da categoria diante dos desafios atuais. “Vivemos um cenário de Reforma Administrativa em curso, que discute a reestruturação das carreiras de Estado. Por isso, precisamos estar organizados e atentos para garantir que a carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário seja reconhecida como deve ser: estratégica, essencial e de alta complexidade”, pontuou.
Pablo também fez questão de parabenizar os novos auditores e destacou o papel fundamental que cada um desempenhará dentro do Ministério da Agricultura, lembrando que a renovação dos quadros é vital para o fortalecimento da carreira e para a continuidade dos serviços públicos de qualidade prestados à sociedade. “Nós precisamos de vocês, com a energia, o conhecimento e a disposição de quem chega agora. Muitos já estão assumindo funções de liderança e isso demonstra a competência e a capacidade da nova geração de Affas. Essa é uma carreira que exige comprometimento e vocação, e é gratificante ver profissionais tão qualificados ingressando para somar forças nesse trabalho que é de Estado”, afirmou.

Pablo também reforçou que o Anffa Sindical vem atuando de forma intensa em espaços estratégicos de representação, como o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Instituto Servir Brasil, ampliando o protagonismo da categoria nas discussões que envolvem o funcionalismo público federal.
Durante sua fala, o dirigente abordou pautas prioritárias da carreira, como a equiparação salarial com as demais carreiras de auditoria e fiscalização, o andamento do Projeto de Lei 3179/2023, que trata da reativação do Fundo Federal Agropecuário, e os esforços do sindicato em defesa da valorização institucional e funcional dos AFFAs. “Nosso sindicato tem trabalhado com estratégia e diálogo permanente com o governo federal e com o Congresso Nacional. É essencial que cada novo colega compreenda o papel do Anffa Sindical e participe ativamente das discussões. A força da categoria depende da união e da presença de todos”, destacou.
O evento, realizado sob a coordenação da diretora do DSV, Edilene Cambraia Soares, e da auditora fiscal federal agropecuária e membro da comunicação do Anffa Sindical, Uéllen Colatto, contou, ainda, com a presença do vice-presidente do Anffa Sindical, Ricardo Aurélio, do diretor de Comunicação, Montemar Onishi, do diretor de Política Profissional, Henrique Pedro, e do coordenador do Comando Nacional de Mobilização, André Marcondes.







