Os delegados e observadores eleitos para o VII Conaffa se dividiram em três grupos, na manhã desta sexta-feira (24), para a analisar as diretrizes que nortearão as ações futuras em prol da valorização da carreira e da base sindical.
Ao todo, serão apreciadas 25 proposições ao longo dia. Participam 173 AFFAs com direito a voto, entre delegados eleitos pelas suas bases, delegados sindicais e representantes da Direx, e 19 observadores, totalizando 192 pessoas. Entre os temas, a promoção de estudos sobre o impacto do teletrabalho, a criação do fundo financeiro de atividade sindical, a implementação de uma política permanente de monitoramento das condições de trabalho em unidades fora das Superintendências do MAPA e a instituição de ações que visem a inclusão e avaliação dos riscos psicossociais para a proteção da saúde mental dos filiados.
“Nós tivemos todos os painéis com dedicação quase de 100% dos nossos colegas. Foram muitas discussões e participações intensas por meio de questionamentos. Agora, entramos nessa fase do debate sobre as diretrizes, que é realmente o momento da discussão estratégica e estruturada sobre o futuro da nossa carreira. Esperamos que as propostas mais importantes sejam levadas para o plenário para que sejam consolidadas e encaminhadas como um norteador do nosso planejamento estratégico para os próximos três anos”, disse o presidente do Anffa Sindical Janus Pablo.
Regras para os debates
De acordo com as regras, cada proposta de diretriz terá um tempo de apresentação de, no máximo, dez minutos a critério da Mesa Diretora do Grupo, considerando o número de propostas inscritas. As inscrições poderão ser limitadas em até três oradores favoráveis e em até três oradores contrários.
Para a coordenadora do VII Conaffa, Beatris Kuchenbecker, o momento é de debates técnicos e aprofundados, com a contribuição de AFFAs experientes e colegas novos, enriquecendo ainda mais a discussão. “O congresso tem sido excelente, com apresentações de alto nível. Percebemos que a cada evento, o grupo amadurece e apresenta propostas mais relevantes para a atividade sindical”, disse. Após a aprovação das proposições, os participantes do VII Conaffa levarão o resultado para apreciação e votação na plenária, que ocorrerá no sábado (25).
O Conaffa é um dos órgãos que compõem a estrutura organizacional do Anffa Sindical, sendo a instância superior decisória que tem o poder de estabelecer as diretrizes gerais para execução das finalidades e competências previstas no Estatuto do Anffa Sindical.










