A Diretoria Executiva do Anffa Sindical esteve presente em importantes audiências parlamentares na última semana, em Brasília. Dos dias 6 a 8/05 o vice-presidente do Anffa Sindical, Ricardo Aurélio, o secretario geral Rodrigo Machado, o diretor de departamento de Relações Institucionais, Cássio Peixoto, e o Auditor Agropecuário João Cavallero reuniram-se com parlamentares para tratar do Projeto de Lei 3.179, do Fundo Federal Agropecuário (FFA).
O Sindicato vinha empreendendo diálogos significativos com deputados desde o último ano, a fim de que o PL pudesse obter o apoio necessário à tramitação em regime de urgência (relembre aqui). Porém, com a mudança de regimento proposta pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos -PB), a quantidade de projetos tramitando em caráter de urgência fica limitada, o que causou a designação do projeto de lei a quatro Comissões que farão os debates sobre aspectos técnicos do texto.
Atualmente, o PL 3.179 encontra-se em análise na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), onde também já teve relatora designada, a deputada Daniela Reinehr (PL-SC).
Segundo Ricardo Aurélio, a visita da última semana teve o objetivo de apresentar a pauta à deputada, além de elucidar possíveis questionamentos ao projeto. “Apresentamos também uma nota técnica que esclarece detalhes específicos do texto e nos colocamos à disposição para necessidades futuras”, disse.
Com isso, o sindicato tem a expectativa de que o projeto possa tramitar de forma célere na CAPADR e possa então ser distribuído às três próximas Comissões, a saber:
- Comissão de Administração e Serviço Público (Casp)
- Comissão de Finanças e Tributação (CFT)
- Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Cabe destacar que o PL 3.179 tramita de forma conclusiva, ou seja, sendo aprovado nas Comissões, não precisa passar por análise em plenário.
Além da deputada Daniela Reinehr também esteve presente o deputado Capitão Alden (PL/BA) que intermediou o contato entre o sindicato e a relatora. Na mesma semana foram contatados ainda os deputados Sargento Isidório (Avante/BA), presidente da CASP, e Vander Loubet, para poio na Comissão de Finanças e Tributação.
Confira abaixo algumas imagens da semana de trabalho parlamentar.



