Foi divulgado na manhã de hoje (21) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o edital de alocação dos candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado(CNU), os quais comporão a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério.
Segundo o documento, os candidatos aprovados terão direito à escolha na ordem na classificação de ampla concorrência para o cargo e especialidade divulgada no edital de homologação com alternância proporcional da classificação de pessoas com deficiência (PCD) e candidatos negros (NEGRA).
Conforme tabela anexa, o candidato poderá escolher a vaga de preferência conforme a relação de opções apresentadas na tabela de vagas por cargo/localidade. A vaga será distribuída ao candidato melhor classificado na ordem da fila por cargo/especialidade.
Os candidatos aprovados deverão manifestar suas opções de preferência no formulário eletrônico (disponível aqui) e a ausência de manifestação deixará a lotação a critério do Ministério.
O prazo para manifestação via formulário é de cinco dias corridos a partir da publicação deste edital e o Mapa divulgará o resultado preliminar da distribuição de candidatos no prazo de até três dias corridos após o encerramento do prazo de manifestação.
Logo após, será aberto um prazo de dois dias úteis para candidatos que desejem recorrer do resultado, procedimento que será realizado via e-mail no endereço central.sgp@agro.gov.br, tendo como assunto: “Recurso contra Distribuição Localidade – (Cargo/Especialidade)”. Por fim, a divulgação do resultado final será realizada no Diário Oficial da União em até cinco dias corridos após o fim do prazo para recurso.
Convocação adicional
O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou em audiência da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) que serão convocados 25% a mais de candidatos aprovados do que a quantidade inicial de 200 Auditores Agropecuários. A medida se deu em virtude da emergência zoosanitária da gripe aviária que foi detectada em granjas comerciais no Brasil na última sexta-feira.
“Estamos autorizando o chamamento para os novos agentes do Ministério da Agricultura, os auditores fiscais federais agropecuários. Vamos chamar imediatamente 250 Affas, 25% acima do previsto no concurso, e se necessário pediremos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aumente em mais 50% adicionalmente”, disse Fávaro.
A convocação também será adiantada, uma vez que inicialmente o Ministério previa o chamamento dos aprovados em meados de junho. O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) comentou a notícia.
“Recebemos a notícia com grande satisfação pois ela é resultado de intensas interlocuções e tratativas entre o sindicato e o Ministério da Agricultura. Estamos ansiosos pela nomeação desses 250 colegas recém chegados à carreira. Certamente eles serão importantes para contribuir não só no combate à Influenza Aviária, mas também à Monilíase do Cacaueiro e à Mosca das frutas, pragas que têm se expandido no Brasil.
Parabenizamos a administração pela sensibilidade ao tema e pela pronta atuação, mas como entidade representativa da categoria que certifica alimentos seguros para o Brasil e para o mundo, vamos continuar lutando pela convocação de todo o cadastro de reserva”.
Mockup: Canva.com