Tereza Cristina, em entrevista, fala do Agro e reitera o trabalho dos Affas

"Quero agradecer aos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, estão todos trabalhando para que as agroindústrias brasileiras possam entregar os alimentos com qualidade, e ao pessoal do MAPA, que está lá na ponta trabalhando”

Nesta segunda-feira, 13/04, a Ministra Tereza Cristina, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), falou com o apresentador Marcello D'Angelo sobre a resposta do agro à crise da covid-19, durante o Fórum Virtual Datagro, BandNews e Terraviva, em canal do Youtube.

“Quero agradecer aos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, estão todos trabalhando para que as agroindústrias brasileiras possam entregar os alimentos com qualidade, e ao pessoal do MAPA, que está lá na ponta trabalhando”, disse.

Ela reiterou que as exportações de março deste ano tiveram aumento de 13% no agro. “Ajudou a balança comercial mais uma vez em nosso país. Temos aumento de soja, óleo, carnes, açúcar e de outros produtos como algodão”, complementou.

Outro ponto que a Ministra tocou foi o potencial do Brasil, por meio da agricultura, e afirmou que o país é o celeiro do mundo. “Com certeza não tem outro país que tem uma agricultura e pecuária tão sustentáveis. Nós temos que saber produzir cada vez mais com qualidade, sustentabilidade, tecnologia”, afirmou. Além disso reforçou a participação do Mapa com laboratórios para análises do COVID-19. “A Embrapa, que contribui não só com a tecnologia no agronegócio, mas também colocou à disposição todos os seus laboratórios, e, a partir dessa semana eles começam a funcionar. Todas as máquinas que nós temos de PCR, nesses laboratórios, estão agora à disposição da sociedade brasileira. Nós temos condições, nesse primeiro momento, de aumentar em 22 mil testes diários podendo chegar a mais de 65 mil/dia. A Embrapa e o Mapa podem colaborar com a sociedade brasileira nesse momento difícil que nós estamos vivendo, tenho certeza que juntos sairemos mais fortes e poderemos reconstruir o Brasil, talvez até de uma maneira melhor, do que a gente vinha fazendo”.

O presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, se pronunciou com relação à entrevista e enalteceu a importância da atenção que Tereza deu com relação à garantia, qualidade dos produtos, do agronegócio, e sobretudo sobre o abastecimento da população brasileira e de outros países que importam produtos do Brasil. “É interessante e importante é que ela, mais uma vez, reconheceu o trabalho dos servidores do Mapa e em destaque dos Affas. Desde o início estamos trabalhando conjuntamente com o Ministério da Agricultura, Secretaria de Defesa Agropecuária, as empresas representam os produtores agropecuários, tanto da área animal, como vegetal. Todo segmento está imbuído nesse momento difícil para todo mundo, que está vivendo o problema da pandemia do Coronavírus. Nós temos contribuído como carreira responsável por uma das áreas mais estratégicas e essenciais do país”, acrescentou. Maurício finalizou agradecendo os servidores que estão em campo e não pararam durante esse período de quarentena. “Queria também, como dirigente do Anffa Sindical e diretoria executiva, parabenizar, agradecer e reconhecer o trabalho que todos os colegas estão realizando pelo Brasil afora”.

Assista abaixo, na íntegra. A Ministra fala a partir de 59min