O Anffa Sindical recebeu, nesta semana, uma comitiva de representantes ligados à organização da 9ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, que será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, em Cuiabá (MT), com o tema: Agricultura tropical, inovação sustentável que alimenta o mundo. O encontro teve como objetivo apresentar o evento e solicitar a participação da entidade na próxima edição da conferência.
Participaram da reunião Francisco Saraiva Júnior, vice-presidente da Associação União Nacional dos Fiscais Agropecuários (Unafa); Nataniel Nogueira, aposentado do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e um dos organizadores da conferência; e Nelson Souza Cunha, diretor da MinasPlan, empresa responsável pela organização do evento.
Durante a visita, foi apresentada ao Anffa Sindical a proposta de participação institucional na conferência, incluindo patrocínio, presença com estande, realização de uma reunião no local e a possibilidade de uma apresentação ou palestra da entidade. A expectativa da organização é reunir entre 1.500 e 2.000 participantes, entre profissionais e empresas que atuam diretamente na defesa agropecuária e no setor agropecuário brasileiro de forma ampla.
A programação da conferência prevê cerca de 28 temas, contemplando assuntos que vão desde o uso de inteligência artificial na agropecuária até questões relacionadas a agrotóxicos, insumos, sanidade animal e vegetal, entre outros eixos estratégicos da defesa agropecuária.
Para o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, a participação no evento representa uma oportunidade importante para projetar a carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários e fortalecer a atuação institucional da entidade. Segundo ele, a proposta será levada para análise da Diretoria Executiva, com indicativo positivo.
“A conferência será realizada em Mato Grosso, um estado com grande envergadura agropecuária, número expressivo de filiados e onde o Anffa Sindical tem interesse em ampliar sua inserção. Além disso, trata-se de um espaço que dialoga diretamente com a área em que atuamos de forma consistente, que é a defesa agropecuária”, destacou o presidente.
A decisão final sobre a participação do Anffa Sindical no evento será deliberada pela diretoria da entidade nos próximos dias.





