Em mensagem de fim de ano, a Diretoria Executiva do Anffa Sindical fez um balanço das conquistas e desafios de 2025 e destacou as principais pautas que deverão guiar a atuação da categoria no próximo ano. O presidente Janus Pablo e o vice-presidente Ricardo Aurélio Pinto Nascimento enfatizaram a necessidade de manter a união e a atenção diante das negociações com o governo federal.
Conquistas e marcos de 2025
Janus Pablo citou como marcos do ano a celebração dos 25 anos da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA) e a realização do VII Conaffa, congresso que reuniu cerca de 180 filiados em Bento Gonçalves (RS) para debater inovações e avanços para a carreira.
Entre as vitórias concretas, destacou-se a atualização do auxílio-alimentação, e a definição de novos valores para os auxílios saúde e creche, vigentes a partir de janeiro de 2026. A segunda parcela do reajuste salarial acordado em 2024 também foi lembrada como uma conquista importante.
Desafios e a luta pela carreira
Como um dos desafios centrais, o presidente citou a luta pela convocação dos aprovados no último concurso. O grande objetivo, segundo ele, é a nomeação de todos os cerca de 550 AFFAs que aguardam em lista, prontos para se somar ao quadro e fortalecer a fiscalização agropecuária nacional.
A resistência à proposta de Reforma Administrativa, que precariza os serviços públicos e retira direitos dos servidores, foi outro ponto enfatizado. Janus Pablo afirmou que o combate à medida permanecerá como uma das bandeiras da entidade em 2026.
Ele disse que a categoria deve ficar atenta e continuar articulada para o ano que se inicia, uma vez que haverá negociações importantes com o governo envolvendo a equiparação com as outras carreiras de auditoria e fiscalização e a possibilidade de publicação de decretos que regulamentarão as atividades da categoria. “Deveremos ficar atentos a possíveis impactos, tanto na segurança dos alimentos quanto para a sociedade brasileira. Como carreira de Estado, devemos preservar principalmente as nossas atividades de polícia administrativa”, afirmou Janus Pablo.
O vice-presidente Ricardo Aurélio destacou a atuação estratégica da categoria este ano em duas frentes: na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MGI), tratando de salários e benefícios, e na Mesa Setorial do Ministério da Agricultura, discutindo condições de trabalho.
Ele também ressaltou a projeção internacional da carreira, com ações de valorização repercutindo em mais de 600 veículos de comunicação estrangeiros, e o lançamento da série de vídeos “Missão AFFA”, que mostra o dia a dia do trabalho com foco na garantia da segurança alimentar dos brasileiros.
Para 2026, a diretoria desejou boas festas e renovou as energias para a continuidade de uma atuação coesa. “Estamos próximos de um ano novo e desejamos a todos que, junto com seus familiares, comemorem, revigorem as suas energias e estejamos todos prontos para um 2026 de mais enfrentamento, mas, com certeza, de muito mais conquistas”, disse Ricardo Aurélio.






