Após a confirmação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do primeiro foco de Influenza Aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado em uma granja comercial no Brasil, na última sexta-feira (16), a Comissão de Aprovados em Cadastro de Reserva para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário no Concurso Nacional Unificado (CNU) solicitou uma agenda com o Anffa Sindical para o estabelecimento de estratégias de atuação frente ao cenário.
Cientes dos riscos que a entrada da doença pode trazer ao País, os representantes da Comissão apresentaram as ações empreendidas até o momento e apresentaram propostas de ação para avaliação do sindicato. Para o presidente do sindicato, Janus Pablo Macedo, de fato é importante que os membros do cadastro de reserva estejam mobilizados neste momento de crise sanitária no país.
Conforme já declarado em ocasiões anteriores, Janus relembrou que é de interesse do Anffa Sindical que todo o cadastro de reserva seja convocado a tomar posse dos cerca de 1.200 cargos vagos na Secretaria de Defesa Agropecuária, e reiterou que o sindicato tem trabalhado para isso.“Temos uma equipe no Congresso Nacional em constante interlocução com tomadores de decisão que possam apoiar o nosso pleito”, informou.
Janus informou ainda aos candidatos aprovados que o Comando Nacional de Mobilização (CNM) estará reunido na próxima semana em Brasília para a concretização do plano de ação contra a regulamentação do artigo 5º da Lei do Autocontrole. Nesse contexto, garantiu aos presentes que constará da pauta dos debates estratégias de atuação junto ao governo para a convocação dos excedentes nesse momento de emergência sanitária.
Outras ações na mídia também foram discutidas e pontos focais de diálogo foram estabelecidos para aperfeiçoar a comunicação entre o Sindicato e a Comissão.
Janus Pablo finalizou o encontro reiterando a todos o compromisso do Anffa Sindical com o grupo e colocou-se à disposição para próximas agendas.
Mockup: Canva.com