Notícias do Sindicato

Liminar garante que médicos veterinários não exerçam atividades exclusivas de auditores fiscais federais agropecuários

Publicado em
por
Compartilhe

Anffa Sindical pediu que veterinários temporários fiquem restritos às funções descritas no edital

O Juizado Especial do Distrito Federal concedeu liminar ao Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), impedindo que médicos veterinários contratados temporariamente possam emitir certificados de trânsito de animais. A atividade é exclusiva de auditores fiscais federais agropecuários (Affas).

Os médicos veterinários foram contratados em caráter emergencial no final do ano passado para fazer a inspeção ante e post mortem dos animais, sob protesto dos Affas, que diziam que a ação era paliativa e que não resolveriam os problemas do setor de fiscalização agropecuária. “Nossa defasagem é de mais de 1.600 profissionais, são cinco as profissões que compõem a carreira e nós alertamos, em agosto do ano passado, que esta medida tinha apenas a intenção de resolver um problema do mercado exportador e não de garantir a segurança alimentar do brasileiro”, afirma o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto.

No pedido, a juíza da 7ª Vara Cível da Sessão Judiciária do DF, Luciana de Moura, deferiu o pedido do sindicato e suspendeu o memorando do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento que ampliava a atuação dos temporários até o julgamento do mérito da questão. “Nós precisamos é de realização de concursos públicos para recomposição de quadros. Além do déficit de 1.600 profissionais há mais de 900 profissionais aptos a se aposentar. Estamos falando de cerca de 2.500 profissionais. Temporários não podem exercer as mesmas funções que um servidor efetivo. É necessário contratar pessoal”, reitera Porto.

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

Contatos Assessoria:
Re9 Comunicação
Juliana Oliveira – julianabarbosa@re9comunicacao.com.br – (61) 99115-5983/ 99559-3713
Regina Trindade – regina@re9comunicacao.com.br – (61) 99115-5980
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665

 

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 

Acompanhe nas Redes Sociais

Diretor de Comunicação e Relações Públicas:

Montemar Onishi
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:

Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical.org.br
Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548