O Anffa Sindical realizou, no dia 30 de junho de 2025, uma Assembleia Geral Nacional Extraordinária (AGNE) com o objetivo de eleger os delegados que representarão as Delegacias Sindicais no VII Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (VII CONAFFA). A votação ocorreu ao longo do mesmo dia 30, das 9h às 17h.
A eleição marcou o encerramento de uma das etapas mais relevantes do processo de preparação para o Congresso. Ao todo, foram 242 inscritos disputando 126 vagas disponíveis. Neste sentido, todos os estados estarão representados. A proporção adotada foi de um delegado eleito para cada 35 filiados de sua base, o que reforça a representatividade dos eleitos.
“Isso significa que o delegado não leva apenas a sua opinião ao Congresso. Ele representa 35 filiados, e é fundamental que esse papel seja assumido com responsabilidade. É essencial que as diretrizes sejam discutidas nas bases antes do evento, para que os delegados possam levar propostas consolidadas e alinhadas com os interesses coletivos”, afirmou o secretário-geral do Anffa Sindical, Rodrigo Machado
Rodrigo ainda reforçou a importância da atenção dos suplentes e destacou os próximos passos. “Ressalto a importância dos suplentes ficarem atentos à lista, no caso de algum candidato eleito venha a desistir por alguma impossibilidade particular ou até mesmo por não conseguir liberação de sua chefia”, pontuou. “Desejo sucesso a todos. Esperamos nos encontrar em Bento Gonçalves em outubro deste ano. E que, a partir de segunda, já possam entrar em contato para começar a providenciar as suas passagens. Um bom congresso a todos”, concluiu.
O Congresso está previsto para ocorrer de 22 a 25 de outubro, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, com o tema Inovação e Fortalecimento Sindical na Defesa e Evolução da Carreira. O objetivo é fomentar a consciência e participação sindical, bem como, estabelecer as diretrizes gerais para a execução dos dispositivos legais previstos nos artigos 4º e 5º do Estatuto do Anffa Sindical.