Entre elas, estão algumas que alteram cargos nas delegacias sindicais; mudam regras para reintegração do filiado; melhoram o assessoramento jurídico do ANFFA aos filiados e outras.
Em clima de muita emoção foi encerrado o VI Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (VI Conaffa), na sexta-feira (29/10), no Rio de Janeiro. O presidente do ANFFA Sindical, Janus Pablo, fez uma avaliação muito positiva dos resultados, em seguida ao anúncio das 26 novas diretrizes aprovadas na reunião Plenária, para nortear as ações do Sindicato no triênio 2023/2025. “O Conaffa é um investimento inestimável”, afirmou, após relembrar sua participação no primeiro Congresso da carreira, em Belém-PA (2009). Janus ressaltou o privilégio de ter participado de todas as edições do Conaffa até aquela data. “Todos os Congressos têm o mesmo objetivo de unir a carreira”, destacou e citou os desafios para a realização deste evento, organizado ainda na pandemia. “Foram mais de 50 reuniões, sendo apenas uma presencial”, informou.
Janus reforçou o alto nível do evento e do trabalho realizado pelos membros da Comissão Organizadora. Depois, citou uma extensa lista de nomes que contribuíram enormemente para o bom andamento deste Congresso. “Tentamos realizar um Conaffa de debates e construção de ideias nesse cenário tão difícil, que antecede às eleições”, frisou e realçou a participação dos filiados. “Sem vocês não teríamos um momento tão rico”, afirmou e destacou todos os pontos positivos, que contribuíram para o sucesso do evento, como a participação de convidados qualificados nos painéis de debates, destaques da programação.
Agradeceu também a atuação da Mesa que conduziu à Plenária, coordenada pelo vice-presidente do ANFFA, Ricardo Aurélio Nascimento e também por Rodrigo da Costa Machado (Secretaria-Geral); Serafim Castro da Costa (Departamento de Secretaria-Geral); e Oscar de Aguiar Rosa Filho (Departamento de Política Profissional). “Somos uma entidade antiga, com 162 anos, mas com uma organização sindical nova”, avaliou. Em outra avaliação, Ricardo Aurélio, afirmou que o VI Conaffa renovou as energias da carreira para as lutas que estão por vir. “É um momento de renovação e fortalecimento”, enfatizou o vice-presidente do ANFFA.
A coordenadora do VI Conaffa, Verônica das Neves Sant’Anna Ribeiro (Affa do RJ), da diretoria de formação profissional do ANFFA, se emocionou ao citar os desafios pessoais e profissionais superados, para coordenar o evento. “Fizemos um Conaffa de sentimentos, não só de números”, destacou e agradeceu à confiança da Direx.
Novas diretrizes
O VI Conaffa elegeu 26 novas diretrizes, do total de 34 apresentadas e defendidas por seus respectivos autores. Membros da Diretoria Executiva (Direx), do Conselho Fiscal e os 26 delegados sindicais nos estados votaram para escolher as principais diretrizes da carreira. Todas elas serão trabalhadas como caminhos adotados nos próximos três anos, juntamente com as demais já aprovadas em Congressos anteriores, segundo explicou Ricardo Aurélio, que coordenou a reunião Plenária. Ele também informou que foram mais de 200 votantes nesta edição do Congresso.
De acordo com Ricardo, o próximo passo após a escolha das diretrizes é detalhar cada uma no Plano Operativo, para definir quando e como serão implementadas pela carreira e quais serão as responsabilidades assumidas para efetivá-las no decorrer dos próximos três anos. O Plano será elaborado no final de novembro. “Todas elas são voltadas para a atuação interna e indicam como os Affas vão se relacionar com as atividades inerentes à carreira”, explicou Ricardo. De acordo com ele, todas elas estão relacionadas ao conceito de saúde única na produção agro, voltado ao meio ambiente e à garantia do alimento seguro para a população.
Ricardo informou ainda, que a maioria das diretrizes aprovadas trazem propostas de mudanças na estrutura e na forma de organização do Sindicato, na maneira de atuação e de posicionamento, com relação ao agro, à produção de alimentos ao consumidor interno e de outros países.
Confira a seguir, a íntegra das 26 diretrizes aprovadas pelo VI Conaffa:
01- Alteração de cargos obrigatórios nas Delegacias Sindicais
DANILO TADASHI TAGAMI KAMIMURA
ROGERIA OLIVEIRA CONCEICAO
04 – Alterar as regras para reintegração de filiado com redução dos valores necessários para fazê-lo
DANILO TADASHI TAGAMI KAMIMURA, Gisele Leite Camargo
07 – Aprimorar o acompanhamento da Execução das Diretrizes aprovadas nos CONAFFAs
MARIANE REZENDE DIAS, Philipp Juan Henrique Lopes Pereira Lima
08 – Aprovar o apoio de empresas do setor regulado pelo MAPA para o financiamento do Conaffa
DANILO TADASHI TAGAMI KAMIMURA
09 – Comunicar o papel dos affas na exportação de frutas do Brasil
JOAO GUIMARAES TANAJURA FILHO
NATALIA LUIZA MACHADO RECHE, Marcos Roberto Raber, Ivone Litwinski Suffert
DANIEL SANTOS PAIM, Caroline Posser Simeoni
CAROLINE POSSER SIMEONI, DANIEL SANTOS PAIM
RAFAEL DE SOUZA OLIVEIRA
LUIS FELIPE LOPES DA CONCEICAO, Henrique Pedro Dias
GENILSON FERREIRA SANTANA
FRANCISCO DAVID NASCIMENTO SOUSA
MOACYR VIANNA JUNIOR, LUIZ SERGIO SOUZA SANTANA, MARCO ANTONIO GOMES FRANCO
MOACYR VIANNA JUNIOR, LUIZ SERGIO SOUZA SANTANA, MARCO ANTONIO GOMES FRANCO
23 – Intensificar as ações visando a participação dos filiados das Seções Sindicais
IVONE LITWINSKI SUFFERT, Natalia Machado Reche, Marcos Roberto Raber
24 – PROMOVER A EVOLUÇÃO DO ASSESSORAMENTO JURÍDICO PRESTADO PELO ANFFA SINDICAL AOS FILIADOS
LUCIANA POMILIO
HENRIQUE PEDRO DIAS
26 – Propor revisão de marcos legais para viabilizar o recebimento de parcela complementar ao subsídio.
LUCIANA POMILIO
MOACIR GOMES SOBREIRA FILHO
28 – Reduzir o custo fixo do Anffa Sindical
DANILO TADASHI TAGAMI KAMIMURA
GISELE LEITE CAMARGO, Danilo Tadashi Tagami Kamimura
GISELE LEI CAMARGO
LEILA APARECIDA MUSSI
YOSHIO FUGITA
34 – “Revisar as capitulações do setor de Ouvidoria do Estatuto e Regimento Interno do ANFFA SINDICAL”
LEILA APARECIDA MUSSI