O presidente e vice do Anffa Sindical, Janus Pablo e Ricardo Aurélio estiveram reunidos na manhã de ontem (26) com a comissão de aprovados do cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Concurso Nacional Unificado. O motivo do encontro foi atualizar os aprovados sobre diálogos com a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e sanar dúvidas.
Conforme noticiado na última quinta-feira (20), o Sindicato tem sido contactado tanto pelos candidatos habilitados no cadastro de reserva, quanto pelos classificados dentro da listagem de vagas definida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), e tem trabalhado com o objetivo de que seja convocado o número máximo possível de aprovados.
Na reunião em questão, os futuros colegas apresentaram seus questionamentos referentes à progressão funcional na carreira, ao Programa de Gestão de Desempenho (PGD), às limitações impostas pelo período de estágio probatório e às possibilidades de lotação em localidades desejadas.
Janus e Ricardo atualizaram a todos sobre esses assuntos com entendimentos recentes obtidos na última semana por meio de reuniões com a subsecretária de gestão de pessoas do Ministério da Agricultura e Pecuária, Sara Martins, e na Mesa Setorial de Negociação, junto ao MGI, a qual trata de temas não remuneratórios.
O presidente lembrou mais uma vez que a convocação dos aprovados depende da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) cuja expectativa de aprovação está entre março e abril e certificou a todos que o sindicato tem atuado ativamente no Congresso a fim de abreviar essa aprovação. Saiba mais aqui.
Os representantes do Anffa Sindical deram atenção também a preocupações referentes à movimentação da lista de aprovados e tranquilizaram os ouvintes a respeito do tema com exemplos de atuações sindicais bem sucedidas. Questionados a respeito da tramitação de assuntos como o projeto de indenização por folga remunerada e a reativação do Fundo Federal Agropecuário (FFA), Janus respondeu o Projeto de Lei 3179/2024, que abarca os dois temas é considerado prioritário pelo Ministro Carlos Fávaro e já foi apresentado à Casa Civil.
“A reativação do fundo permitirá maior capacidade de investimento, cobrança de taxas por serviços do Ministério da Agricultura e Pecuária e melhorias na infraestrutura, capacitação e contratação de servidores”, lembrou o presidente.
O encontro foi encerrado após a elucidação das questões de todos, momento no qual Janus e Ricardo puseram-se à disposição dos presentes para posteriores diálogos após a divulgação definitiva da lista de classificação dos aprovados no concurso público, que acontece na próxima sexta-feira (28).