Nos dias 8 a 10 de abril, a Diretoria Executiva Nacional do Anffa Sindical (DIREX) realizou, em Salvador (BA), sua reunião ordinária conjunta com o Conselho de Delegados Sindicais (CDS). O encontro, que reuniu representantes de diversas regiões do país, teve como foco a análise de pautas relevantes para os auditores fiscais federais agropecuários e para os rumos da carreira.
A programação foi aberta com falas do presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, da coordenadora do CDS, Gisele Camargo, e do delegado sindical da Bahia, Luiz Sérgio Santana. Logo em seguida, foram apresentados informes gerais da DIREX e iniciadas as discussões sobre temas prioritários.
Entre os destaques da pauta, figuraram os debates em torno da regulamentação do artigo 5º da Lei 14.515/22 — conhecida como a Lei do Autocontrole. O tema resultou na convocação de reuniões estaduais das delegacias sindicais e na realização de uma live explicativa, que aconteceu nesta terça-feira (15) (saiba mais aqui).
“Valeu a semana de trabalho muito produtiva. Tivemos uma reunião conjunta entre o conselho de delegados sindicais e a diretoria executiva nacional, iniciada na segunda-feira com o encontro de aposentados, o que trouxe ainda mais pluralidade às discussões”, afirmou Janus Pablo. O presidente também ressaltou a importância da deliberação sobre as glosas do Conselho Fiscal, que permitiu o encaminhamento para a regularização das contas do sindicato por meio da Assembleia Geral.
Outro ponto relevante abordado foi o início da discussão sobre a reforma estatutária, conduzida pelo grupo de trabalho do Estatuto. Além disso, foram apresentados informes do VII CONAFFA, evento que ocorrerá em Bento Gonçalves (RS), e atualizações sobre o reajuste dos servidores públicos, cuja previsão foi sancionada pelo presidente da República, com efeitos retroativos a 1º de janeiro e impacto remuneratório a partir de 1º de maio.
O delegado sindical do Rio de Janeiro, Felipe Corrêa, destacou que a escolha de Salvador para sediar a reunião segue uma diretriz do Conaffa, que prevê a realização de encontros fora do eixo tradicional para garantir maior inclusão regional. “A reunião teve pautas informativas e deliberativas que interessam tanto à gestão do Sindicato, quanto à toda a carreira. A luta contra a regulamentação do artigo 5º da Lei 14.515 tomou um dia inteiro de deliberações, com colegas bastante enfáticos em suas posições, sempre em prol do coletivo”, relatou.
Além das pautas mencionadas, também foram discutidas ações sindicais contra a reforma administrativa que voltou a ser debatida no Congresso Nacional e a programação de comemoração dos 25 anos da carreira de auditor fiscal federal agropecuário.
Com participação ativa e decisões estratégicas, a reunião reforçou o papel do Anffa Sindical como espaço de construção coletiva e de mobilização permanente em defesa dos direitos e avanços da categoria.