Durante a última semana, quando ocorreu a reunião dos delegados sindicais, a responsável pela Ouvidoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Maria das Graças Salles, esteve presente na sede do Anffa Sindical como parte da programação da semana.
A visita aconteceu a convite dos dirigentes do Sindicato, Janus Pablo e Ricardo Aurélio, com o objetivo de apresentar a Ouvidoria aos delegados, além de fornecer segurança e transparência aos servidores, destacando o compromisso da Ouvidoria em acolher as manifestações e tratá-las com a seriedade que merecem.
“Foi uma oportunidade importante para apresentar as ações que temos desenvolvido e reforçar a confiabilidade dos canais institucionais, como o Fala.BR, especialmente em casos mais sensíveis, como denúncias de assédio. Também foi um momento para esclarecer dúvidas e dialogar com os delegados, que mencionaram que, por vezes, os servidores procuram o Sindicato para o encaminhamento de demandas”, avaliou a Ouvidora.
Conforme noticiado ao longo do ano pelo Sindicato, diversas ações foram conduzidas pelo setor, como forma de fortalecer a relação com os servidores e aprimorar processos internos. Dentre as principais, destacam-se:
– A ampliação da divulgação dos canais de atendimento, aproximando a Ouvidoria dos servidores e reforçando a compreensão do seu papel no MAPA;
– A transformação dos dados coletados no Fala.BR em informações estratégicas, com a ampliação do escopo do BI da Ouvidoria, o que tem permitido apoiar unidades técnicas e gestores na tomada de decisões baseadas em evidências;
– A implementação de um plano de capacitação e comunicação interna, além do fortalecimento do diálogo com nossa rede de colaboradores e do estreitamento dos fluxos de trabalho com as unidades;
– A realização de seminários e workshops sobre a prevenção e o enfrentamento ao assédio e à discriminação, promovendo discussões essenciais para a construção de um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso.
Segundo Maria das Graças, tais ações refletem o compromisso da Ouvidoria em ser um canal confiável e estratégico, que vai além do recebimento de manifestações, transformando-as em melhorias concretas para o órgão e para os servidores.
Para os delegados presentes, o momento foi uma valiosa oportunidade de sanar dúvidas e compreender melhor o trabalho que vem sendo feito, para que assim, possam difundir essas informações entre os filiados de cada estado.
Clique abaixo e acesse a apresentação da Ouvidora em powerpoint.