MGI agenda reunião que discutirá contraproposta de reajuste salarial aos servidores

Designed by Freepik | Edição: Anffa Sindical

Poucos dias após o envio da contraproposta apresentada pelas entidades representativas dos servidores públicos federais, (relembre aqui) o secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo anunciou na tarde de ontem (05) a realização de uma audiência no próximo dia 28/02, a qual discutirá sobre a contraproposta apresentada pelos Fóruns e Centrais Sindicais.

No documento enviado pelo Fonacate e Fonasefe no último dia 31 as entidades propuseram ao governo a implementação de dois percentuais de reajuste distintos, em função da última recomposição salarial de determinadas categorias, ocorrida em 2017 e demais outras que foram contempladas com reajustes em 2018 e 2019.

No caso dos Auditores Agropecuários foi proposta a concessão de um reajuste de 34,32% dividido em 3 parcelas iguais de 10,34% em 2024, 2025 e 2026. Em complemento, outras pautas não remuneratórias também foram evidenciadas, assim como foi solicitado o encaminhamento célere das Mesas Específicas de Negociação.

A contraproposta dos servidores foi elaborada em resposta à oferta de reajuste apenas nos benefícios de alimentação, auxílio-creche e per capita saúde, realizada em dezembro do último ano, medida essa que foi rechaçada pelas entidades sindicais. À época, o presidente do Anffa Sindical pontuou que “a proposta se reveste de um etarismo perverso e excludente em relação aos aposentados e pensionistas que não recebem auxílio-alimentação nem auxílio creche”.

Ainda na manhã de ontem, a ministra da gestão e inovação em serviços públicos, Esther Dweck afirmou que a melhora da arrecadação no início do ano aumenta as chances de o governo conceder um reajuste linear aos servidores do Poder Executivo. De todo modo, certificou o compromisso da equipe econômica em garantir o reajuste de 4,5% em 2025 e 2026.