No ano de 2020, o impacto direto e indireto das atividades dos auditores fiscais federais agropecuários (affas) tiveram reflexo positivo para a economia do país e para a sociedade em geral. Para se ter uma ideia desse potencial de trabalho, somente nas exportações do agronegócio a atuação desses profissionais contribuiu com R$ 44,9 bilhões, ou seja, garantiu o correspondente a 8,65% das exportações do agro, na pandemia.
Durante o trabalho de pesquisa foram avaliados 106 relatórios de auditorias realizadas em 79 municípios gaúchos, produzidos em razão de um convênio realizado entre o MAPA e a Secretaria da Agricultura do RS. A partir dessas informações foram identificados os requisitos que mais apresentaram inconformidades.
A edição de abril/maio da revista V&Z Em Minas divulgou o artigo dos AFFAs (Auditores Fiscais Federais Agropecuários) Antônio Samarão Gonçalves e Carla Porto Coelho sobre "a responsabilidade técnica e os alimentos destinados aos animais de companhia". A preocupaçnao se deve ao surgimento de uma nova forma de alimentação dos animais de companhia (cães e gatos) em substituição ao alimento completo industrializado (ração) na forma de alimentos de refeições com cardápios semelhantes aos da alimentação dos humanos.
Com experiência de nove anos na área de alimentação animal, AFFA André Barbosa da Silva atua hoje no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Santa Catarina.
Seguindo o compromisso de divulgar e, assim, enaltecer o trabalho desenvolvido pelos colegas, o Anffa Sindical disponibiliza abaixo o artigo do AFFA e ex-diretor de Comunicação da entidade, Antonio Samarão Gonçalves, um dos autores do texto.
Material é fundamentado na importância da Salmonella para saúde pública e suas implicações diretas no comércio exterior, já que o Brasil é o maior exportador de carnes do mundo.
Reedição do material (veja aqui), que está na sua segunda edição, teve a participação do Anffa Sindical. Parceria com CRMV-SP e MAPA também permitiu produção do Guia para Utilização de Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos. (veja aqui).
Material está sendo lançado oficialmente ao público e à mídia nesta terça-feira (05/09), mas já vem sendo divulgado entre lideranças políticas por representantes do Anffa Sindical. Trabalho da Fundação Getúlio Vargas é resultado de cinco meses de pesquisa
Em continuidade à proposta de criação de uma Força Tarefa Nacional proposta no Ofício nº729/2017/Vice-Presidência/ANFFA Sindical, de 10 de agosto de 2017, acordado com a Secretaria de Defesa Agropecuária, o ANFFA Sindical, cumprindo sua função institucional de colaboração, com o cumprimento dos atos normativos e marcos legais vigentes em que todos os turnos de abate só podem ser realizados na presença de um AFFA Médico Veterinário, disponibiliza em seu site uma lista única de voluntários para participação desta Força Tarefa nos termos do Ofício 729.
Os trâmites internos no MAPA, assim como os critérios de escolha dos servidores e locais para participação e o gerenciamento da Força Tarefa Nacional, ficarão a cargo da Coordenação de Fiscalização e Inspeção do DIPOA.
O ANFFA Sindical acredita que a realização desta Força Tarefa Nacional é apenas uma medida mitigatória, de curto prazo, até que se efetivem, por concurso, novos AFFA Médicos Veterinários que venham a suprir a real necessidade de servidores que o MAPA tem em seu quadro defasado hoje em, pelo menos, 1614 Auditores.
Para fazer a sua inscrição, preencha o formulário a seguir. Abaixo dele, você pode consultar as inscrições já efetuadas.
Clique aqui para consultar as inscrições já efetuadas
Os FFAs Leila Aparecida Mussi, Lizie Pereira Buss, Maíra Correa e Newton Netto escrevem artigo sobre regulamentação de provas equestres após decisão do STF sobre regulamentação das vaquejadas.