Visualizações no site do Anffa Sindical em 2022 aumentam 49%

Ao todo foram publicadas 573 matérias no site do Anffa Sindical em 2022, isso significa um aumento de 4,5% em relação a 2021. Houve, também, uma valorização nas visualizações de página com o total de 473.263 visualizações, cerca de 49% a mais em relação ao ano anterior. Ainda, o tempo médio que leitores ficam nas páginas do site aumentou de 1m40s para 2m2s, cerca de 20%.

É importante relembrar a consolidação da equipe de comunicação social, composta por jornalistas, pela assessoria de comunicação FSB Comunicação e a nova assessoria de marketing Angular Comunicação, o que gera maiores expectativas de resultados positivos para 2023. As inovações também chegaram na sede do Sindicato, com as novas funcionalidades do site (aqui) e a nova plataforma de votação (aqui), que segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e trouxe mais segurança aos filiados.

Desde janeiro, o assunto mais abordado foi a reestruturação da carreira. Por esse motivo, o Anffa Sindical se dedicou a ir em busca dos melhores cenários possíveis, demonstrando o porquê de reestruturar a carreira (aqui) e buscando apoio para que isso aconteça (aqui).  Em junho, ocorreu a greve dos auditores agropecuários (aqui) em protesto à votação do PL do Autocontrole, que ameaça a segurança alimentar do país, e também pela reestruturação da carreira.

O Sindicato atuou na esfera política por meio de audiências na Câmara dos Deputados (aqui), com intuito de aprovar emendas para 2023, bem como o reajuste salarial emergencial para este ano. Uma importante ação foi a visita no estado de São Paulo, junto ao Ministério da Economia (aqui), para demonstrar o trabalho de affas in loco. Confira mais ações aqui.

Alinhado a isso, a luta contra o PL 1.293/21, do autocontrole (aqui). O Sindicato, juntamente com apoiadores como o Fonacate e Senadores (aqui), pressionaram para que o PL fosse analisado nas comissões de saúde e do consumidor (aqui). Entretanto, mesmo com a desaprovação popular (aqui) e com a votação em Plenário (aqui), o Senado votou e aprovou o PL do Autocontrole (aqui), que seguiu para sanção presidencial.

Ainda no primeiro semestre, o Anffa Sindical foi convidado para cargo de membro fundador do Instituto Servir Brasil (aqui), uma Frente Parlamentar Mista em defesa do serviço público. 

Ao falar em auditores agropecuários, é imprescindível citar algumas fiscalizações e apreensões que ocorreram durante o ano. Em agosto foram encontradas, no aeroporto do Galeão, carne suína escondida em pacotes de biscoito (aqui). No mesmo aeroporto, um mês depois, foram apreendidos 5,6 kg de produtos de origem suína produzidos na Rússia (aqui). Ainda, 12 toneladas de polpa de frutas foram apreendidas e descartadas em Sergipe devido a falta de higiene e infraestrutura básica do estabelecimento (aqui). 

Relacionado a isto, também foi possível constatar casos lastimáveis, como a agressão física sofrida por um affa durante operação na Área de Controle Integrado de Cidade do Leste, em Foz do Iguaçu (aqui). O caso resultou em realocação da equipe brasileira para o Porto Seco Rodoviário, após alguns dias, com o acompanhamento do Anffa Sindical, a fiscalização na fronteira do Paraguai foi retomada (aqui). 

Apesar disso, outro fator importante em 2022 foi a integração da delegacia sindical da Paraíba (aqui), que elegeram uma nova chapa para representar o estado, que estava com os cargos desocupados. Assim como também aconteceu na delegacia sindical de Santa Catarina (aqui), que, após o afastamento de membros eleitos para o triênio 2020 - 2023, foi necessário realizar nova eleição para as vagas. As delegacias são de grande importância para demonstrar a união e força de auditores agropecuários por todo o Brasil. Assim como a campanha de filiação da delegacia sindical do Paraná, “Juntos somos mais fortes”. 

O ano também foi contemplado com a realização do VI Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (VI Conaffa) (reveja todas as notícias aqui). O evento debateu diversos temas relevantes para a carreira, além de aprovar 26 novas diretrizes e arrecadar cerca de 200 latas de leite em pó para a doação à projeto social. O próximo Congresso acontece em 2025, no Rio Grande do Sul. 

Por fim, com as mudanças no Governo Federal, provenientes das eleições presidenciais de 2022, juntamente com as nomeações para os ministérios, o Anffa apresentou pautas para o núcleo de agricultura da transição governamental (aqui)
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573