Auditores Agropecuários encontram carne suína escondida em pacotes de biscoito

Foram localizados dois pacotes de biscoito contendo fatias de carne suína in natura, sem nenhum tipo de garantia de procedência ou origem, o produto de maior risco potencial para a entrada da peste suína africana no Brasil

Foto: Anffa Sindical

Na tarde de ontem (08) os Auditores Fiscais Federais Agropecuários lotados do Vigiagro do aeroporto do Galeão realizavam a checagem da bagagem de passageiros de um voo vindo de Lisboa quando a postura de um passageiro italiano os alertou a respeito de alguma irregularidade.

A presença de produtos orgânicos já havia sido detectada no raio X de porão do Aeroporto do Galeão, mas no momento em que os fiscais solicitaram ao passageiro que abrisse sua bagagem para verificação do conteúdo, foram localizados dois pacotes de biscoito contendo fatias de carne suína in natura, sem nenhum tipo de garantia de procedência ou origem, o produto de maior risco potencial para a entrada da peste suína africana no Brasil.

Um dos Affas presentes relata que, de fato, havia alguns pacotes de biscoito devidamente lacrados, entretanto no caso desses últimos o transporte do alimento estava completamente irregular diante das regras sanitárias nacionais.

As ações da Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura têm sido intensificadas desde agosto do último ano, quando foi dado o alerta para o primeiro foco de peste suína africana no continente americano. A doença viral está erradicada no Brasil desde a década de 1980 e não oferece riscos aos humanos, mas é fatal para os suínos. Estimativas da Embrapa, a partir de estudos realizados nos EUA, apontam que a presença da PSA no Brasil causaria um prejuízo estimado em 5,5 bilhões de dólares, apenas no primeiro ano. 

Ainda, no último dia 06/08, Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Aeroporto de Maceió (AL) apreenderam 15kg de carne suína de um só passageiro desembarcado de voo também proveniente de Portugal. 

Cientes do risco iminente que ações como essa podem causar, os Auditores Fiscais Federais Agropecuários têm realizado forças-tarefa nos maiores aeroportos do País com o objetivo de barrar a entrada desses produtos irregulares e prejudiciais à agricultura nacional, entretanto o trabalho esbarra na falta de pessoal para o atendimento de tamanha demanda. 

Para Janus Pablo, presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, o risco de entrada do vírus da PSA na América reforça a necessidade da ampliação da atuação dos Affas por meio do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional. “Esse cenário de ameaça da PSA próximo ao Brasil vem reforçar de maneira urgente a carência de realização de concursos públicos para Affas, a fim de que possamos fortalecer a nossa Defesa Agropecuária”, disse.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573