Pautas da carreira recebem apoio em Pernambuco

O representante do Comando Estadual de Mobilização de Pernambuco, Francisco David, relata com mais detalhes o que foi tratado durante o encontro virtual que aconteceu na tarde de ontem(21). 

Durante visitas rotineiras de acompanhamento da Operação Padrão realizada pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, a delegacia sindical de Pernambuco foi informada sobre obstáculos na importação de produtos da montadora Jeep, os quais são fiscalizados no Vigiagro do Aeroporto dos Guararapes, e que têm seu polo automotivo localizado em Goiana, Zona da Mata Norte pernambucana.

De acordo com representantes da montadora, o impacto da mobilização estaria afetando as atividades de importação de peças, e com a greve do último dia 14/06, houve agravamento da situação. 

Preocupados, o Diretor de Relações Institucionais e Coordenador de cargas da Aena, cessionária aeroportuária, Marcelo Bento, o Gerente geral da Paclog, Flaudemir Patrício representantes da Jeep logística, o gerente de operações Bruno Lázaro e a responsável do setor de Liberação Aduaneira, Maria Luiza e o Coordenador Regional Operações e Cargas da Latam logística, Marcílio Martins solicitaram uma reunião junto aos representantes do Anffa Sindical a fim de avaliar a possibilidade de melhorar o atendimento naquela localidade.

O representante do Comando Estadual de Mobilização de Pernambuco, Francisco David, relata com mais detalhes o que foi tratado durante o encontro virtual que aconteceu na tarde de hoje (21). 

“Inicialmente pontuamos aspectos de operacionalidade do Vigiagro do Aeroporto dos Guararapes, destacando o que está previsto na legislação e que nos cabe executar. Depois expusemos as dificuldades pelas quais a carreira passa, como a defasagem de servidores e a própria motivação inicial por trás da operação padrão que busca a reestruturação remuneratória dos Auditores Agropecuários.”

Diante do exposto o setor privado mostrou-se sensível às causas apresentadas, realizou algumas proposições de ordem imediata para a melhoria da rotina de fiscalização daquele Vigiagro e comprometeu-se a apoiar os pleitos da categoria por meio de reuniões com representantes de ministérios e parlamentares na esfera federal.

Francisco informa que embora a operação padrão tenha como propósito demonstrar a essencialidade do trabalho dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, o propósito da categoria não é causar perdas e prejuízos aos cidadãos.

“Os representantes da montadora nos apresentaram as condições alternativas que teriam de ser implementadas caso não chegássemos a um acordo, e entre elas estava o desvio da rota dos produtos que chegam ao Brasil, o que geraria um atraso na produção dos veículos e, por consequência, uma redução significativa de empregos nas empresas”, informou David

Ele relembrou ainda que, conforme estudo recente da Fundação Getúlio Vargas, as atividades desenvolvidas pelos Affas impactam na manutenção de 183 mil empregos diretos e indiretos nas diversas cadeias do setor agropecuário e finalizou: “Com o intermédio do Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Dr. Rogério Ferreira, do delegado sindical de Pernambuco, Sr. Luiz Gonzaga Filho e da chefe do Vigiagro do Aeroporto dos Guararapes, a Sra. Luciana Marinho, alcançamos o entendimento de que o trabalho dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários não caminha no sentido de prejudicar a sociedade enquanto defendemos nossas pautas, mas sim na perspectiva de agregar valor tanto à carreira quanto à sociedade como um todo."

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573