Homenagem pelo Dia do Químico destaca versatilidade desse profissional

Por ocasião do Dia do Químico, anualmente comemorado no dia 18/06, o Anffa Sindical presta sua homenagem a esse profissional que faz parte da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário.

Para isso, o adido agrônomo Ângelo de Queiroz Maurício, fez uma análise da importância do trabalho desse profissional para a sociedade, e mais especificamente, dentro do Ministério da Agricultura.

“A química está presente em muitos dos processos relacionados às competências do MAPA, e, num sentido mais amplo, à atuação do AFFA como um todo. Abrangendo tópicos tão distintos entre si, como por exemplo a produção, comercialização e consumo de produtos de interesse agropecuário ou a vigilância agropecuária internacional, isso faz do químico um profissional realmente versátil, capaz de permear e integrar diferentes áreas do conhecimento, aparentemente desconexas”, analisa.

De acordo com ele, que também é adido agrícola na índia, essa polivalência característica do profissional químico, possibilita o exercício de diversas funções, muito além das laboratoriais, tão representativas da classe.

“A adidância agrícola exige uma ação multidisciplinar e horizontal em praticamente todos os temas e esferas de atuação do MAPA. Assim, em virtude das características intrínsecas de nossa profissão, temos liberdade e capacidade de atuar em mais esse campo, agregando cada vez mais valor à profissão.”

Incentivado a prestar uma homenagem aos colegas químicos, Ângelo é enigmático ao responder com apenas dois termos: “Amerício e Argônio. Esse é o recado.”

A união das siglas dos elementos forma o termo amar. Um deles é um tipo especial de metal, que segue comportamentos fora do padrão, e o outro é um gás nobre. Assim, o Anffa Sindical parabeniza os colegas químicos pela nobreza de seu trabalho, desejando que possam realizá-lo diariamente com amor e sendo valorizados pela singularidade de suas funções.