Live da Fundação Getúlio Vargas apresentará Impactos Socioeconômicos da Atuação dos AFFAS na Pandemia

O resultado do estudo será apresentado na próxima quarta-feira (14/07/2021) às 15h horas no canal do Youtube do Anffa Sindical, pelos profissionais Evandro Faulin - Coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas, as pesquisadoras do FGV Agro, Roberta Possamai e Talita Priscila Pinto. O Presidente Janus Pablo Macedo, assim como o vice, Ricardo Aurélio Nascimento completarão a mesa de apresentação do documento.

O material é bastante rico, contando com gráficos e ilustrações que embasam os conteúdos alvo de análise, e traz dados importantes como se pode ver abaixo numa comparação entre o número de Auditores Fiscais Federais Agropecuários x o crescimento dos números do agronegócio Brasileiro.


Covid-19

O documento ainda destaca a atuação dos AFFAs na pandemia do novo coronavírus, ao apontar que “mesmo com o crescimento do agronegócio brasileiro, com as limitações impostas pelas medidas de restrição para conter a Covid-19 e com a redução na quantidade de AFFAs que realizam suas atividades presencialmente, o país não ficou exposto a um risco de ordem sanitária ou fitossanitária maior. Pelo contrário, todos os procedimentos necessários foram realizados, trazendo segurança para o abastecimento interno e externo.”

De acordo com a pesquisa realizada, em 2020, o número de abates, de modo geral, em estabelecimentos sob o SIF aumentou frente a 2019. E destaca ainda que, sem a inspeção nesses produtos, nenhum produto de origem animal poderia ser exportado; logo, uma interrupção, mesmo que momentânea desses serviços, afetaria diretamente e de forma intensa o Brasil, bem como prejudicaria também o abastecimento de outras nações.

Para o vice-presidente Ricardo Aurélio, a importância desse material se verifica, pois “neste novo estudo da FGV é avaliada a atuação dos AFFA nos últimos anos, especialmente neste período da pandemia. O estudo ressalta a importância do AFFA nos excelentes resultados obtidos pelo AGRO, visto que, em plena pandemia, mantivemos a atuação nos diversos locais de nossa atuação como nos frigoríficos, portos, aeroportos e estações aduaneiras”, defende.

Por fim, o vice-presidente Ricardo Aurélio convida os AFFAs a assistirem e participarem da Live. “Este é um momento importante que estamos vivendo, especialmente com a reforma administrativa em tramitação. Assim, destacarmos a importância do AFFA como agente de estado é um dos temas de relevância para o fortalecimento e desempenho do Estado Brasileiro, conforme demonstrado pelos números obtidos no estudo, e que serão objeto de ampla divulgação para a sociedade”, finaliza.

Acompanhe abaixo a Live de apresentação do documento
 

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573