Comunicação do Sindicato intensifica divulgações no mês de comemoração do Dia do AFFA

No mês de junho, quando a carreira completa aniversário, o trabalho da DCom foi intenso na divulgação de peças publicitárias voltadas ao tema, além de outros assuntos de interesse dos Affas.

Junto à imprensa, a agência de assessoria de imprensa FSB contabilizou algumas matérias e entrevistas sobre temas de interesse da carreira, como o protesto contra a PEC 32/2020 e o PL do Autocontrole, o dia de protestos do funcionalismo público, reuniões com parlamentares e protesto no gramado da Esplanada, operação do Vigiagro e visita de comitiva da Direx à Abrafrutas. (veja aqui).

Nesse período, foram concedidas três entrevistas por porta-vozes do Anffa Sindical e fontes indicadas pelo Sindicato, divulgadas nove menções à entidade e aos porta-vozes, com base em releases sugeridos à imprensa, publicadas quatro notas, sendo uma em um jornal de circulação nacional e três em veículos regionais, e elaborado um artigo para homenagear a carreira. Dois Affas foram contatados para produção de conteúdos no mIes de junho. O relatório da empresa inclui ainda um plano de ação para divulgação do novo estudo da FGV sobre importância da atuação de affas na pandemia e para o crescimento do agronegócio, com todo o passo a passo a ser seguido até o dia da coletiva virtual, marcada para julho, incluindo uma preparação de treinamento de porta-vozes do Anffa Sindical.

Outra ferramenta, o site do Sindicato (veja aqui), também obteve resultados satisfatórios em junho. A home page com novo formato lançado para o Dia do Affa, recebeu, neste período, 26.893 acessos, quase quatro mil a mais que no mesmo período do ano passado. (veja aqui). O número de usuários também teve um aumento. Em junho desse ano foram 5.288 e em junho de 2021, 4.793.

Diferente do mês de maio, os usuários optaram, em sua maioria, pelo acesso via computador (59,40%), enquanto que a navegabilidade via celular ficou com 40,21% do total. Apenas 0,39% usaram a ferramenta por meio de tablet. Em junho de 2020, a visualização do site pelo mobile atingiu 54,01% dos usuários, enquanto que 44,97% acessaram via computador e 1,02% via tablet.

Na área de marketing e propaganda, além de criar conteúdos para a campanha do novo portal do Anffa Sindical, a empresa Livre Iniciativa trabalhou com ênfase no Dia do AFFA, comemorado em 30 de junho. Para lembrar a data foram criados cards e banners, além de oito vídeos testemunhais em homenagem a esse dia. (veja aqui).

Também foi reforçada a posição do Anffa Sindical contra a PEC 32 (Reforma Administrativa) por meio de vídeos e cards do Fonacate com inserção de assinatura do Sindicato, a edição de três vídeos de dirigentes sindicais para a live sobre as “Ações do Anffa Sindical contra a PEC 32” e a criação de outdoor publicado por uma DS, com o tema “Não à PEC 32”, com adaptação para card destinado ao compartilhamento por WhatsApp.

Outro tema repercutiu em junho nas redes sociais. Foi a campanha “Sou Servidor do Brasil”, que contou com a criação de máscara para perfil temático no Facebook e Twitter e cards para compartilhamento via WhatsApp. Datas, como o Dia do Químico, o Dia do Planeta, do funcionário público aposentado e resultados de apreensões da categoria também ganharam repercussão relevante nas redes sociais no Sindicato. O Dia da Mata Atlântica, por exemplo, foi lembrado neste período com a publicação de um card e três vídeos produzidos pela DS/MG, com o lema: Segurança Alimentar e Saúde é vital.