+ Notícias

Entenda a diferença entre presunto e tender, pratos típicos das festas de fim de ano

Publicado em
por
Compartilhe

Fonte: G1

Para aqueles que não são fãs de frango ou de peru, o tender pode ser uma alternativa para o prato principal da ceia de Natal. Mas você sabe qual a diferença entre o presunto e este produto? Na verdade, o tender é um tipo de presunto, mas passa por etapas diferenciadas em sua produção.

O tender é um produto originário dos Estados Unidos. No país, ele é conhecido como “glazed ham”, que traduzido ao português significa “presunto glaceado”.

Já no Brasil, ele ficou conhecido como “tender” depois de uma marca que comercializava o produto divulgar o slogan “tender made”, que em português significa “feito com carinho”, aponta o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Entenda abaixo quais requisitos são exigidos para cada tipo de produto.

Tender

  • É feito apenas do pernil do porco, ou seja, das pernas traseiras, que são mais musculosas e uniformes. Isso permite que o corte já se aproxime do formato redondo do tender, explica Elsio Figueiredo, pesquisador da unidade Suínos e Aves da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
  • Para o seu preparo, o tender é marinado, recebe injeção de temperos e sais dissolvidos em água. Ele fica em ambiente refrigerado para curar por cerca de 3 dias. Depois, ele é cozido e defumado.

Presunto cru

  • Se trata de todo presunto que não é cozido. Existem diversas formas de preparar presuntos crus. Alguns exemplos dos mais famosos são o parma e o jamon espanhol.
  • É feito a partir das peças inteiras do pernil e, em alguns casos, das paletas (os braços) do porco, diz Figueiredo.
  • Normalmente, o único tempero usado é sal.
  • Este tipo de presunto costuma passar por um período maior de maturação, entre 9 meses e 3 anos. Durante o processo, o produtor precisa passar uma pasta de banha para evitar a proliferação de bactérias, além de escovar a peça para evitar fungos, explica o pesquisador da Embrapa.

Presunto cozido

São os presuntos mais comuns nos supermercados. Nesta categoria, estão os produtos obtidos de cortes íntegros de pernil de porco, curado, cozido, defumado ou não, desossado ou não, com adição de ingredientes.

Existem três formas de preparar o presunto:

  • cozido: é possível usar carne moída, para preencher o alimento, já que, após ser fatiado, ficam buracos em sua forma. Mas não pode ter pele;
  • cozido superior: não pode ter carne moída, mas pode ter pele;
  • cozido tenro: é obrigatoriamente defumado.

Em 2023, as regras para produção de presunto mudam pela primeira vez em 20 anos. Clique aqui e saiba mais

Apresuntado

É feito da paleta e do acém e tem um maior percentual de gordura. Após a seleção das peças, a carne é transformada em uma massa, que é temperada e submetida a um processo térmico.

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 

Acompanhe nas Redes Sociais

Diretor de Comunicação e Relações Públicas:

Montemar Onishi
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:

Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical.org.br
Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548