O Instituto Servir Brasil realizou, na terça-feira (9), a posse de sua nova Diretoria Institucional e do Conselho Fiscal, em solenidade no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento reuniu parlamentares e dirigentes de entidades sindicais representativas de diversas carreiras do serviço público, e reforçou o compromisso com a defesa do setor.
O Sindilegis assumiu a presidência, com Alison Souza à frente, enquanto o Anffa Sindical, representado por Janus Pablo Macedo, ocupa a vice-presidência.
Durante a cerimônia, Alison destacou o papel essencial do servidor público na promoção da inclusão social, na redução das desigualdades e na garantia da continuidade das políticas públicas. “O servidor é o representante do cidadão dentro do Estado. É ele quem garante que as políticas não mudem ao sabor do governante de plantão e assegura que o interesse público prevaleça sobre o interesse político. Quando retiramos poder do servidor e o transferimos para o governante do momento, estamos, na prática, retirando poder da sociedade”, afirmou.
Nesse sentido, Janus Pablo destacou que o momento exige clareza e firmeza, especialmente diante da iminência da Reforma Administrativa. “Nosso compromisso é claro: defender os direitos dos servidores e, ao mesmo tempo, garantir que a população tenha acesso a um serviço público de qualidade, moderno, eficiente e inclusivo”, afirmou.
De modo específico, o dirigente criticou ainda a flexibilização do vínculo trabalhista, e a expansão da terceirização no serviço público, cenário que já vem sendo experimentado pela carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, da qual ele faz parte. “Entendemos que a normatização segundo o texto da Reforma iria ratificar e intensificar tais práticas.”
Formado por cerca de 30 entidades, o Instituto Servir Brasil atua como braço técnico da Frente Parlamentar de mesmo nome ao promover estudos, pesquisas e debates que contribuem para políticas públicas de qualidade, modernas e inclusivas. Como membro integrante da organização há cerca de três anos, o Anffa Sindical tem garantido protagonismo para a discussão de pautas de interesse da carreira de Affa, bem como atuado como potente interlocutor no diálogo sobre a valorização do serviço público em geral, finalizou Janus.


