Estiveram reunidos nesta semana em Brasília, os três integrantes titulares do Conselho Fiscal (CF) do Anffa Sindical para análise e posterior aprovação das contas da sede e das delegacias sindicais do Sindicato durante o ano de 2023.
Após recebidas as justificativas sobre as pendências inicialmente constatadas, o presidente do CF, Antônio Samarão Gonçalves, declarou que todas elas haviam sido aceitas pelos membros do grupo.
Destacando a experiência na atividade sindical dos membros que compõem o Conselho Fiscal, o presidente Antônio Samarão destacou que todos conhecem os desafios que uma gestão responsável trás consigo. “Sempre realizamos um revezamento das análises de contas da Direx e das delegacias sindicais. De igual modo, os assuntos controversos são debatidos no grupo e a decisão é democrática por meio de votação quando não há unanimidade.”
Como exemplo dos desafios enfrentados, Samarão citou o atraso na prestação de contas por parte de algumas DSs e em seguida a preocupação com os gastos e a economia dos recursos que são de todos os filiados.
“Ainda assim, tivemos uma semana muito harmônica de trabalho. Estivemos reunidos com os representantes da Secretaria Geral e de Finanças, Rodrigo Machado e Paulo Reis para tratar de avanços na forma da prestação de contas e a respectiva análise, com apoio da tecnologia”, informou, acrescentando que tanto os colaboradores do sindicato como a Diretoria Executiva tem trabalhado junto ao Conselho de forma bastante atenciosa e colaborativa.
Saiba mais sobre o Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é o órgão técnico de fiscalização da gestão econômica, financeira e patrimonial do Sindicato, ao qual compete analisar documentos contábeis e relatórios financeiros, glosar quaisquer despesas que tenham sido realizadas sem a observância dos preceitos legais ou em desacordo com o orçamento anual ou plano anual de trabalho, assim como convocar a Assembleia-Geral Nacional e a Diretoria Executiva Nacional em caso de descumprimento das normas referentes à competência do grupo.
Eleitos para um mandado de três anos ao mesmo tempo em que ocorrem as eleições para a Diretoria Executiva Nacional, os titulares e suplentes do Conselho Fiscal reúnem-se a cada trimestre, conforme estabelecido no Art. 65 do Estatuto do Anffa Sindical, ou de forma extraordinária, nas situações previstas no inciso I do referido artigo.
Atualmente, compõem o Conselho Fiscal do Anffa Sindical os seguinte membros:
Conselheiro Titular: Antonio Samarão Gonçalves
Conselheiro Titular: Marcio Gomes Squilassi
Conselheiro Titular: Orasil Romeu Bandini
Conselheiro Suplente: Henrique Sant’anna
Conselheiro Suplente: Mário Peyrot