Notícias do Sindicato

Avanço no processo de fim da verticalização coloca em risco modelo da Defesa Agropecuária

Publicado em
por
Avanço no processo de fim da verticalização coloca em risco modelo da Defesa Agropecuária
Compartilhe

Há pouco menos de três meses, o Anffa Sindical noticiou a divulgação extraoficial de uma apresentação em powerpoint que mencionava uma possível reestruturação da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). Com isso, haveria o retorno ao modelo antigo de subordinação dos serviços prestados pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e pela Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) às Superintendências de Agricultura(SFAS) em cada estado (relembre aqui).

O documento fora compartilhado contendo identificação da Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e causou preocupação entre filiados e a Diretoria Executiva do Sindicato que prontamente solicitou audiência com o  secretário-executivo adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária, Cleber Soares e o secretário de defesa agropecuária, Carlos Goulart para melhor compreensão do projeto.

Na ocasião, o secretário executivo-adjunto informou que a proposta fora desenvolvida como forma de “melhor gerir os recursos do órgão” e que a ideia seria levada às demais secretarias do Mapa para consulta. 

Ocorre que a referida consulta foi realizada de forma restrita aos Superintendentes Federais de Agricultura, conforme Processo SEI nº 21012.003004/2024-66, de forma que diversos Superintendentes propuseram alterações na estrutura da SFA, com consequente impacto nos organogramas e cadeias de comando. 

Cientes do risco que a alteração proposta pode acarretar à Defesa Agropecuária Nacional bem como aos mercados importadores de produtos agropecuários brasileiros, o Anffa Sindical encaminhou ofícios à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando que sejam apuradas as tratativas até o momento bem como apontadas as possíveis ineficiências do projeto.

De igual modo, o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, também encaminhou ofício ao Ministro Carlos Fávaro solicitando que a proposta seja debatida na Mesa Setorial de Negociação Permanente, a qual foi instituída com a finalidade de promover e incentivar a interlocução entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e os servidores públicos das carreiras que compõem seu quadro no que se refere às relações funcionais e de trabalho, entre outros objetivos. 

Destacando fatos marcantes ocorridos especialmente em 2017, durante a Operação Carne Fraca, quando o Dipoa e do Vigiagro eram subordinados às SFAs, Janus alertou para a perda de confiança do mercado externo diante das descobertas feitas à época assim como para as melhorias implementadas após o escândalo, as quais possibilitaram a recuperação do prestígio dos produtos agropecuários brasileiros interna e externamente.

Estratégias de atuação

Apesar da atuação permanente junto aos órgãos de controle e ao próprio Ministério, o Sindicato tem observado o desenvolvimento da pauta sem a ampla discussão prometida. Dessa forma, os 27 delegados sindicais estarão reunidos em Brasília na próxima semana, junto à Diretoria Executiva Nacional a fim de estabelecer estratégias frente ao projeto.

Para o vice-presidente do Anffa Sindical, Ricardo Aurélio, a proposta representa um retorno a um modelo de gestão ultrapassado, o que compromete a defesa agropecuária. Destacando a área de inspeção federal, o dirigente acredita que a mudança gera insegurança na atuação dos Auditores Federais Agropecuários, coloca em risco os mercados internacionais e, sobretudo, promove mudanças sem ampla participação em debates e consultas internas que envolvam todos os interessados.

“A velocidade da vontade da alta direção do Mapa em mudar o modelo não se justifica pois a estrutura atual tem respondido às demandas, quando na verdade o que tem prejudicado a atuação é a falta de recursos humanos e orçamentários, agravados pelos constates cortes.”

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 

Acompanhe nas Redes Sociais

Diretor de Comunicação e Relações Públicas:

Montemar Onishi
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:

Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical.org.br
Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548