A Delegacia Sindical de Santa Catarina, conjuntamente com a Diretoria de Aposentados e Pensionistas do Anffa Sindical, realizou na última quinta-feira (22), o Encontro Estadual de Aposentados e Pensionistas, em Florianópolis.
O evento contou com a participação de 28 Affas, na maioria aposentados e pensionistas, e alguns poucos colegas da ativa. Na abertura dos trabalhos, falaram aos presentes a Delegada Sindical do estado Cristhiane Cattani, o Presidente Janus Pablo de Macedo, os Diretores de Aposentados e Pensionistas Maurício Porto da Diretora Executiva e Osmarino Ghizoni, da DSSC.
Em sua fala, o presidente Janus Pablo abordou as atuais atividades e eventos do Anffa Sindical como a convocação dos Auditores Agropecuários aprovados no recente Concurso Nacional Unificado (CNU), a implantação e o pagamento retroativo da 1ª parcela do reajuste salarial, objeto do Acordo assinado com o governo no ano passado, a realização do VII Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Conaffa).
Janus versou ainda sobre algumas ações judiciais de titularidade do Anffa Sindical conduzidas pelo escritório Torreão Braz Advogados, tais quais a incidência de imposto de renda sobre o abono de permanência, PSS sobre o 1/3 de férias, a conversão de licença prêmio em pecúnia e chamou a atenção para os cuidados a serem tomados com relação aos golpes aplicados, sobretudo em aposentados e pensionistas.
A seguir, o diretor de Aposentados e Pensionistas Maurício Porto apresentou dados gerais referentes aos filiados aposentados e pensionistas, e especificamente do estado de Santa Catarina, como o cálculo de pensões, revisão de aposentadorias, e as ações judiciais da GDAFA (Processão) e dos 3,17%, duas ações judiciais de titularidade da antiga Anffa Associação Nacional as quais são conduzidas pelo escritório Motta & Advogados Associados.

De maneira esclarecedora falou também sobre o trabalho parlamentar em busca de apoio político no Congresso Nacional referente ao trâmite da Proposta de Emenda Constitucional – PEC 06/2024 na Câmara dos Deputados, que propõe, entre outros aspectos, a isenção gradativa de contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas.
O assunto também foi levantado na última semana em reunião da Frente Parlamentar Servir Brasil e do Instituto Servir Brasil, em Fortaleza (relembre aqui).
Finalizando o momento de palavra, Maurício falou ainda da isenção de imposto de renda para que se enquadram em casos de doenças previstas em Lei, reforçou o alerta dado anteriormente pelo presidente do sindicato acerca dos cuidados com golpistas que frequentemente abordam servidores públicos – sobretudo aposentados e pensionistas e recomendou a todos que, ao se aposentarem, mantenham seus cadastros ativos nos respectivos conselhos de classe (CREA, CRMV, CRQ e CRF), ou então solicitem a baixa do registro.
Ao longo da semana houve também duas palestras de caráter orientativas que abordaram os temas: Segurança e prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros, ministrada por uma agente do Corpo de Bombeiros do estado e; Como cultivar o equilíbrio emocional frente aos desafios do dia a dia, pela psicóloga Dra. Cerys Tramontini.
A Delegacia Sindical de Santa Catarina proporcionou a todos um momento de socialização e convivência por meio de um almoço organizado e patrocinado pela DS, além do sorteio de alguns brindes aos presentes durante o evento.
O Encontro foi bastante proveitoso, como expressaram os próprios participantes, atingindo assim plenamente seus objetivos. “Agradecemos à Delegada Sindical Cristiane Cattani, ao diretor de Aposentados e Pensionistas Osmarino Ghizoni organizaram e coordenaram o evento e à colaboradora da DS Aline Junkes por todo o trabalho empreendido na preparação e realização deste evento, assim como a todos os colegas filiados à DS-SC que prestigiaram o Encontro”, agradeceu Maurício.