O Anffa Sindical promoveu, nesta quinta-feira (08), a Assembleia Geral Nacional Extraordinária que marcou o início da votação para a escolha dos comandos estaduais de mobilização. A votação já está aberta e segue até as 17h de hoje.
Durante a abertura da live que deu início à Assembleia, o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, abordou a recente Portaria MAPA nº 788/2025. A norma estabelece novas diretrizes para o funcionamento dos órgãos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e para a jornada de trabalho dos servidores públicos federais. Como já informado pelo Sindicato, há tratativas em andamento com o Mapa em busca de soluções para as escalas de plantão.
Janus também reforçou o papel das Delegacias Sindicais no engajamento dos filiados durante o processo de mobilização. “Precisamos da participação dos colegas para ouvi-los e para que contribuam com sugestões, especialmente aqueles que atuam na inspeção federal”, afirmou.
A coordenadora do Conselho de Delegados e delegada sindical de São Paulo, Gisele Camargo, convocou os filiados a participarem ativamente do pleito. “Com a formação dos comandos de mobilização, espero que possamos tomar as melhores decisões para enfrentar essa proposta que regulamenta a privatização da inspeção. Convoco todos os colegas a garantir uma participação expressiva nesta votação”, destacou.
Já o diretor de Comunicação do Sindicato, Montemar Onishi, explicou que o sistema de votação é segmentado por estado, o que facilita a escolha. “Cada filiado acessará apenas a lista dos representantes indicados pela Delegacia Sindical do seu estado”, explicou.
A mobilização da categoria foi aprovada por 77% dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, em oposição à regulamentação do artigo 5º da Lei 14.515/2022, que permite o credenciamento de empresas privadas para executar atividades típicas de Estado, como a fiscalização ante e post mortem em frigoríficos.