Durante a última semana, entre os dias 8 e 12 de setembro, o Anffa Sindical realizou uma série de reuniões estratégicas em Brasília, buscando fortalecer o trabalho institucional da entidade e avançar em pautas relevantes para os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas).
Reunião com o Gabinete do Deputado Federal José Rocha (UNIÃO/BA)

Na terça-feira (09), O Anffa Sindical esteve reunido com a assessora legislativa Thais Portilho, no gabinete do deputado José Rocha, relator do Projeto de Lei nº 3.517/2023, que trata do Programa Nacional de Segurança das Fronteiras.
Na ocasião, o diretor de Política Profissional, Henrique Pedro Dias, destacou a conquista da inclusão do MAPA no texto do projeto. “O Deputado acatou a inclusão do Ministério da Agricultura nesse projeto. É um avanço importante porque, entre outras coisas, o PL prevê orçamento destinado a órgãos que atuam na segurança das fronteiras. Ainda há etapas de análise, mas essa já é uma vitória para a carreira e para o Ministério”, afirmou.
Audiência com o Deputado Federal Vander Loubet (PT/MS)

Na quarta-feira, representantes do Anffa Sindical se reuniram com o deputado Vander Loubet para discutir o Projeto de Lei nº 4.631/2025, que trata do porte de armas para os Auditores Fiscais Federais Agropecuários.
O vice-presidente Ricardo Aurélio ressaltou a receptividade do parlamentar. “Mostramos a importância da atuação dos auditores e apresentamos o projeto em tramitação. O deputado compreendeu a relevância do tema e aceitou ser um dos coautores do PL 4631. Esse apoio suprapartidário mostra a justiça e a necessidade dessa reivindicação para o desempenho das nossas atividades”, completou.
Audiência na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República

Ainda na quarta-feira, a comitiva do sindicato esteve reunida com Ademir Figueiredo, diretor de Acompanhamento da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A pauta envolveu o PL 3.179/2024 e o PL 711/2022, além do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária (FUNDEAGRO).
“A reunião serviu para reafirmar a importância do PL 3179, que institui a indenização de serviço voluntário em folga remunerada, bem como o adicional de serviço em regime de inspeção permanente, para a atuação dos Affas em frigoríficos e na agroindústria, além do sistema Vigiagro. Houve entendimento do momento estratégico que o Brasil atravessa e o diretor expressou apoio da ministra Gleisi Hoffmann e do secretário da pasta, reforçando o compromisso com a nossa carreira”, disse Ricardo Aurélio.
Reuniões com o Senador Nelsinho Trad (PSD/MS) e equipe parlamentar

No dia 11, os representantes do Anffa Sindical foram recebidos inicialmente por José Luiz Mahon Jr., assessor parlamentar do senador Nelsinho Trad, e posteriormente pelo próprio senador, para tratar do projeto de porte de armas para os Affas.
Na oportunidade, Henrique Pedro Dias destacou a importância da articulação no Senado. “O senador se mostrou comprometido em apresentar o projeto no Senado, aguardando parecer da consultoria parlamentar”, explicou. “Paralelamente, já foi protocolado o PL 4631/2025 na Câmara, com cerca de 15 deputados de diferentes partidos como coautores. Isso mostra uma convergência política em torno do tema e reforça o papel estratégico dos auditores agropecuários no combate aos ilícitos agropecuários e crimes transfronteiriços”, concluiu.
Henrique também ressaltou o trabalho coletivo. “Esse projeto é fruto de uma construção conjunta, com apoio de filiados de várias delegacias que contribuíram com notas técnicas, justificativas e até a elaboração de um site específico sobre o tema. É uma conquista feita por muitas mãos”.
Estiveram presentes nas reuniões o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, o vice-presidente Ricardo Aurélio, o diretor de Política Profissional, Henrique Pedro Dias, o diretor de Departamento de Relações Institucionais, Cássio Peixoto, o auditor agropecuário João Cavallero e o diretor de Comunicação, Montemar Onishi.