Representantes do Anffa Sindical estiveram em audiência na manhã de ontem (03) junto ao secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Cleber Soares, para discutir aspectos relativos à liberação de servidores ativos para participação no VII Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Conaffa), assim como para alinhar diretrizes de comunicação entre Affas e o sindicato.
Estiveram presentes o vice-presidente do Anffa Sindical, Ricardo Aurélio, o diretor de Comunicação e Relações Públicas, Montemar Onishi e o coordenador do Comando Nacional de Mobilização (CNM), André Marcondes.
A respeito do primeiro tema, o Anffa Sindical informou que será finalizada nos próximos dias a listagem dos servidores ativos, os quais necessitarão de liberação por parte do Mapa para participar da atividade sindical. Assim que encerrada essa etapa, a listagem será remetida para o Ministério a fim de que sejam tomadas as providências necessárias. De igual modo, Ricardo Aurélio também convidou formalmente o secretário para participar do evento que acontece de 22 a 25/10 em Bento Gonçalves/RS.
Em relação ao segundo item da pauta, o sindicato dialogou com o representante do Mapa a fim de que seja unificado um entendimento sobre a cessão de informações emitidas por Affas em comunicações direcionadas ao Anffa Sindical.
O assunto já fora discutido junto ao Ministério em 2023 (relembre aqui) e ratificado no início deste ano, quando foi selado o compromisso do Anffa Sindical em atuar não como concorrente da comunicação ministerial, mas sim de forma cooperativa em prol da saúde única junto à sociedade e da valorização da carreira de Affa.
Entretanto, após um comunicado direcionado aos coordenadores do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOA) na última semana, fez-se necessário alinhar o entendimento sobre a questão mais uma vez. Segundo o documento, todas as comunicações de servidores com o Anffa Sindical e demais veículos de imprensa deveriam ser sempre submetidas à Assessoria Especial de Comunicação Social (AECS-Mapa), que por sua vez é vinculada à Secretaria Executiva.
Apesar disso, conforme já pacificado junto à secretaria, não haveria impedimento quanto à cessão de entrevistas feitas por servidores, realização de fotografias, filmagens ou quaisquer outras formas de comunicação, exclusivamente quando solicitadas pelo Anffa Sindical; isso em virtude do compromisso do sindicato com uma comunicação responsável e comprometida com os critérios técnicos que regem o trabalho desenvolvido pelos Auditores Agropecuários.
Apresentado à questão, Cleber Soares informou que desconhece decisões que tenham rompido esse entendimento e se propôs a averiguar a questão junto à AECS. Nesse sentido, será realizada em data breve uma nova audiência entre todos os envolvidos a fim de que se produza um documento formal que dê garantias aos servidores e ao Ministério de que as comunicações efetuadas com o sindicato são permitidas e atendem aos padrões de qualidade da informação.
Acompanhe o site do Anffa Sindical para atualizações sobre esse e outros desdobramentos.