Durante a extensa programação da 49ª Expointer, a diretoria do Anffa Sindical promoveu, no último domingo (30), o seminário “Trabalho parlamentar: desafios e resultados”. O evento aconteceu no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e teve como proposta abrir espaço para discutir pautas legislativas que interessam diretamente aos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs), além de reforçar o contato com parlamentares e autoridades que circularam pela feira.
A Expointer, que este ano ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro, é considerada a maior feira agropecuária da América Latina e deve receber mais de 1 milhão de visitantes. Para o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, a presença do Sindicato no evento vai além da participação simbólica: é uma chance de dar visibilidade ao trabalho dos AFFAs e manter aberto o diálogo com o poder público.
“Essa é uma oportunidade fundamental para projetar a relevância dos Auditores Fiscais e estreitar o diálogo com as autoridades públicas”, afirmou Pablo.
Estiveram presentes no seminário o vice-presidente Ricardo Nascimento, o diretor de Política Profissional Henrique Pedro Dias, o diretor de Relações Institucionais Cássio Peixoto e a delegada sindical no Rio Grande do Sul, Beatris Kuchenbecker. Também participaram filiados e representantes das Delegacias Sindicais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Tocantins.
Voto consciente e defesa do serviço público
Em sua fala, Ricardo Nascimento destacou o peso do momento político atual, com eleições marcadas para a Presidência da República e para o Congresso Nacional. Ele defendeu que é essencial apoiar parlamentares comprometidos com o serviço público, independentemente de legenda partidária. Neste sentido, o dirigente apresentou aos colegas a campanha “Vote Consciente”, uma mobilização suprapartidária com 31 entidades nacionais vinculadas ao Instituto Servir Brasil, incluindo o Anffa Sindical (veja mais aqui).
“Precisamos de parlamentares que estejam realmente comprometidos com a defesa do serviço público e que garantam um retorno adequado às demandas da população. Independentemente do partido, quem tiver esse compromisso merece ser avaliado e apoiado pelos colegas”, disse Nascimento.
Com o slogan “Eleja candidatos e candidatas que defendam o serviço público”, a campanha busca dar mais transparência ao posicionamento dos postulantes e estimular o eleitor a refletir sobre como as escolhas nas urnas afetam diretamente a vida de milhões de brasileiros. A iniciativa também prevê a entrega de uma Carta de Compromisso em Defesa do Serviço Público a candidatos de diferentes partidos e correntes políticas.
Plano de articulação política e parcerias
O diretor de Relações Institucionais, Cássio Peixoto, apresentou um plano de ação detalhado para atuar junto ao parlamento e acompanhar projetos de interesse da categoria. A estratégia prevê etapas bem definidas, desde a preparação até o pós-encontro, com o objetivo de obter resultados concretos no Senado e na Câmara dos Deputados.
Peixoto também ressaltou a importância de envolver todos os núcleos do Sindicato no processo de articulação política. “O trabalho de Relações Institucionais é inadiável e permanente. Os delegados sindicais exercitando esse esse papel já sensibilizam o parlamentar desde a base”, explicou.
Ele mencionou ainda que as conversas com a iniciativa privada já renderam frutos, como articulações para equiparação salarial dos AFFAs com outras carreiras de auditoria. “São efeitos concretos em atenção a projetos de interesse da categoria e do setor agropecuário, o que mostra a efetividade do diálogo institucional promovido pelo Anffa Sindical durante a maior feira agropecuária da América Latina”, concluiu.
A trajetória da Expointer
A Expointer teve sua primeira edição internacional em 1972, com a participação de 13 países e 2,9 mil animais de 45 raças. Em 2025, o evento bateu recorde de público, com pouco mais de 1 milhão de visitantes –, um crescimento de 22,82% em relação a 2023, o que reforça a força do agronegócio brasileiro no cenário mundial.










