Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, o Anffa Sindical realiza no dia 3, às 8h30, a palestra “Riscos Psicossociais no Serviço Público: Enfrentar, Prevenir e Cuidar”. O evento será realizado na sede da entidade, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A ação integra a campanha “A valorização profissional começa com o Respeito”, veiculada nas redes sociais do Sindicato. Após a palestra, os participantes presenciais serão convidados a participar de uma roda de escuta, com acesso restrito e garantia de sigilo sobre os conteúdos discutidos.
A palestra será ministrada por Eliane Monteiro Cesario, advogada, consultora e palestrante com 15 anos de atuação no Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), onde trabalha no combate ao assédio e à discriminação. A abordagem da especialista baseia-se em três pilares: conscientização, prevenção e enfrentamento, por meio de palestras, oficinas de escuta, assessoria a lideranças e orientação jurídica.
O vice-presidente do Anffa Sindical, Ricardo Nascimento, destacou a relevância da iniciativa. “Essa ação reafirma o compromisso da entidade com a proteção das servidoras e servidores e com a construção de um ambiente de trabalho pautado pela ética, respeito e dignidade.”
O evento está alinhado ao Programa Federal de Enfrentamento às Formas de Assédio e Discriminação e busca fortalecer o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), promovendo a democratização, o cuidado e a qualidade de vida no serviço público.
Parceria
No dia 6 de agosto, a Diretoria Executiva do Sindicato e a Delegacia Sindical do DF reuniram-se com Eliane Monteiro Cesario para ampliar parcerias na divulgação de conteúdos educativos e de acolhimento. Participaram o presidente Janus Pablo; o vice-presidente Ricardo Nascimento; a secretária de Administração, Rogéria Oliveira Conceição; e a diretora de Comunicação e Relações Públicas da DS/DF, Patrícia Santana Ferreira (veja mais aqui).
“Esse trabalho é um ponto de partida para debates que devem ser abraçados pelos filiados e por todo o Mapa”, concluiu Patrícia Ferreira, ressaltando a urgência do tema e o papel do Sindicato nesse processo.
As ações conjuntas têm como objetivo esclarecer a sociedade e os servidores do Mapa sobre as diversas formas de violência – física, psicológica, moral, sexual e patrimonial – além de divulgar a rede de atendimento e proteção especial às mulheres. As iniciativas reforçam que o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação prejudicam a saúde dos servidores e debilitam as relações institucionais, sendo dever de todos contribuir para um ambiente mais seguro.







