O engenheiro agrônomo Willian Fidelis de Aguiar se dedicou aos estudos para concurso público antes mesmo de receber o diploma de graduação. Hoje, é um dos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário e faz parte de uma comissão de aprovados que aguarda com ansiedade a convocação.
Ele disse que acompanha de perto as atualizações do Anffa Sindical e as coletâneas de vídeos sobre a carreira. “Essa espera é mais do que uma simples ansiedade; é um reflexo de todo o trabalho realizado em conjunto com o Sindicato, que tem sido um grande aliado em minha jornada. O apoio recebido é significativo, especialmente considerando as demandas crescentes que o setor enfrenta. O ano de 2025 trouxe crises, como a do metanol e da gripe aviária, que evidenciam a urgência de mais profissionais na área”, disse o futuro AFFA.
Para o engenheiro agrônomo, ver a categoria enfrentando desafios diários e contribuindo para o bem-estar da sociedade é inspirador. “A sobrecarga de trabalho é uma realidade, e a necessidade de um atendimento eficaz para as demandas atuais é premente. Para muitos, como eu, fazer parte desse movimento é um sonho que se transforma em motivação para fortalecer o setor público”, disse.
Carolina Jaguarivel é outra integrante da comissão de representantes do cadastro de reserva que está na expectativa de se unir o mais breve possível às atividades da carreira. Também engenheira agrônoma de formação, ela disse que o Anffa Sindical tem contribuído desde sempre nas articulações para a convocação integral dos aprovados.
“Até mesmo antes de sair o resultado final deste concurso, já estávamos em contato com o Sindicato e fomos bem recebidos. Essa conquista da nomeação dos 50 Auditores Fiscais Federais Agropecuários já é resultado desse empenho do Anffa Sindical junto com a comissão. Agora, vamos em busca dos aprovados que faltam, com o objetivo de fortalecer a nossa Defesa Agropecuária, nossa fiscalização e nossa agricultura”.
Reunião
Na última quarta-feira (19), o Anffa Sindical se reuniu com representantes do cadastro de reserva do CPNU para atualizar o grupo sobre os avanços e articulações políticas em defesa da convocação integral dos aprovados. O presidente do Sindicato, Janus Pablo, abriu a reunião destacando que o trabalho conjunto tem sido fundamental para impulsionar resultados concretos junto ao governo federal (veja mais aqui).








