O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (FONACATE) e Centrais Sindicais enviaram, ao Ministério da Gestão e da Inovação, o Ofício nº 001/2025, que apresenta a pauta de reivindicações dos servidores públicos federais para 2025.
O documento destaca a frustração das entidades pelo não atendimento de demandas protocoladas em 2024 e reafirma a importância dos itens listados.
As principais reivindicações incluem:
Regulamentação e direitos trabalhistas – aplicação da Convenção do direito de greve, negociação coletiva, entre outros.
Reforma administrativa – rejeição a mudanças sem diálogo com entidades sindicais.
Reajuste salarial e benefícios – aplicação de reajustes mínimos de 9% e equiparação dos benefícios entre os Três Poderes.
Saúde e condições de trabalho – extensão do auxílio-saúde, criação do auxílio-nutrição para aposentados e medidas para proteção à saúde mental.
Mesas de negociação – abertura de discussões específicas para categorias sem reajuste em 2024.
Outras demandas – regulamentação do trabalho remoto, redução da jornada para 30 horas semanais sem redução salarial, revisão de casos de demissão por perseguição política, combate ao assédio moral e discriminação, além da defesa da aposentadoria integral.
O documento também reforça itens reivindicados anteriormente, como a retirada da Reforma Administrativa, revogação de normas que restringem direitos dos servidores e revisão da reforma da Previdência.
A próxima reunião para discutir essas pautas está agendada para 20 de fevereiro de 2025 na Mesa Nacional de Negociação Permanente.
Acesse o Ofício nº 001/2025 aqui.