O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap/MT) e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) vêm a público manifestar total repúdio e indignação à violência ocorrida com um funcionário do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA) e outro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na madrugada de quarta-feira (08), na cidade de Alta Floresta, localizada a 790 km de Cuiabá, quando criminosos fizeram vários disparos no alojamento em que eles estavam hospedados.
Há indícios que o ataque possa ser oriundo de retaliação ao trabalho desenvolvido pelos servidores nas fiscalizações agropecuárias.
Os sindicatos, assim que tomaram conhecimento da situação, prontamente se colocaram à disposição dos servidores envolvidos, oferecendo todo o apoio necessário. As entidades sindicais reafirmam seus compromissos em auxiliar os filiados nas providências legais e no que for necessário para garantir a segurança e a integridade dos profissionais.
Vale destacar que episódios semelhantes, com indícios de retaliações e até agressões contra fiscais devido ao exercício de suas funções, têm ocorrido com frequência. Exemplo disso, foi o tiroteio ocorrido em Colniza, no dia 06 de dezembro de 2024, onde um sargento da Polícia Militar foi alvejado com 8 tiros, enquanto fazia a segurança de fiscais do Indea que realizavam a apreensão de um caminhão irregular.
Em razão dos recorrentes casos de violência, a situação foi levada a conhecimento do Ministério Público Federal (MPF), que segue acompanhando o caso e mantendo tratativas para discutir medidas preventivas.
O Sintap/MT e o Anffa Sindical, repudiam veementemente qualquer forma de violência ou intimidação e reforça que estão vigilantes a qualquer tipo de tentativa que ameace a segurança dos servidores ou a integridade da carreira, buscando sempre a proteção e o fortalecimento da categoria.
Cuiabá-MT, 09 de janeiro de 2025
Sintap/MT e Anffa Sindical