+ Notícias

Apesar da carência de Auditores Agropecuários, agilidade do LFDA foi decisiva para o controle do foco da Doença de Newcastle

Publicado em
por
Compartilhe

O Anffa Sindical pontua o número reduzido de profissionais em toda a rede laboratorial

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), localizado em Campinas, foi capaz de analisar amostras e emitir resultados de diagnóstico de Doença de Newcastle em apenas 24 horas. A agilidade foi fundamental para que os Auditores Fiscais Federais Agropecuários tomassem as medidas necessárias para o controle sanitário e evitassem a propagação.

Para o diretor de comunicação do Anffa Sindical, Antonio Andrade “Esses momentos de emergência tornam mais evidente o comprometimento dos Auditores Agropecuários, que não mediram esforços e continuam atuando ininterruptamente com os demais servidores públicos e os produtores rurais para que a avicultura comercial volte à normalidade”

Apesar do rápido diagnóstico, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) pontua a carência de profissionais em toda a rede de laboratórios. Os seis complexos laboratoriais que formam a Rede LFDA estão localizados nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Hoje, 157 Auditores Agropecuários atuam na rede LFDA. Segundo métrica do Mapa, seriam necessários 295 Auditores. A carência alcança 417 servidores públicos em todas as unidades laboratoriais do país (auditores, técnicos, agentes administrativos e auxiliares).

“Os resultados tempestivos e seguros obtidos em toda a rede oficial de laboratórios em muitos casos tem sido possível em razão do sacrifício da folga, sem que ocorra a correspondente remuneração”, afirma Antonio Andrade. “O Sindicato vem atuando intensamente no parlamento, no próprio Ministério e junto ao setor privado para reativar o fundo federal de defesa agropecuária e com ele, a instituição de taxas, a fim de suprir essa e outras carências”, conclui.

LFDA São Paulo

No laboratório de São Paulo, onde o diagnóstico da Doença de NC foi realizado, atuam hoje 28 Affas. Lá encontra-se um laboratório de alto nível de biocontenção (NBA-3). O laboratório recebeu a classificação a partir de avaliação de especialistas em gestão de riscos biológicos da FAO (Food and Agriculture Organization). O laboratório é responsável pelo diagnóstico de doenças aviárias, como a influenza aviária e a doença de Newcastle.

O LFDA-SP é referência nacional para o diagnóstico de doença de Newcastle desde 1995 e desde 2000 para o Mercosul. Em 2016, a unidade foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como Laboratório de Referência para os diagnósticos de doenças de Newcastle e gripe aviária.

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 

Acompanhe nas Redes Sociais

Diretor de Comunicação e Relações Públicas:

Montemar Onishi
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:

Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical.org.br
Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548