Em apresentação feita pela Diretoria de Comunicação do ANFFA Sindical, no VI Conaffa, levantamento mostrou aumento expressivo na exposição positiva da carreia nos veículos de comunicação, no período de nove meses.
Dados apresentados pela Diretoria de Comunicação do ANFFA Sindical nessa quinta-feira (27), revelaram um aumento expressivo da presença positiva da carreira e do Sindicato na imprensa. Somente nos últimos nove meses 959 notícias veiculadas em vários veículos da imprensa fizeram menção à carreira ou ao ANFFA. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a exposição foi 348,6% maior, conforme apresentou o Diretor de Comunicação Social e Relações Públicas do ANFFA, Antonio Araujo Andrade Junior, nesta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro, durante o VI Conaffa.
Antonio comparou os resultados obtidos pela comunicação entre 2019 e 2022 e informou que a área de comunicação do Sindicato está aparelhada para receber as informações dos Affas. Informou também o empenho em produzir conteúdos que só valorizam as atividades desempenhadas pela carreira. “Vocês podem passar informações da maneira que acharem melhor. Se forem conceder entrevistas nós podemos acompanhá-los, fazer entrevistas com vocês, revelando ou não a fonte”, destacou.
O diretor dividiu a apresentação com o sócio-diretor da FSB Comunicações, Marcelo Montenegro, que realizou a palestra sobre “Comunicação interativa e visibilidade da carreira”. Além dos números, retirados dos relatórios de acompanhamento mensal do desempenho da comunicação da entidade, Marcelo explorou outros temas pertinentes à carreira, mostrando a importância da comunicação para alavancar a exposição positiva da categoria e do Sindicato. “Todos vocês são fonte para imprensa, porque cada um domina o conhecimento de áreas específicas”, afirmou o palestrante.
Marcelo fez uma avaliação do cenário da comunicação na atualidade, listou as ferramentas disponíveis nesse universo, para ampliar a audiência da entidade e seus filiados, e mostrou a importância do ANFFA como porta-voz da categoria e como entidade que dá voz à carreira. Trouxe exemplos de como conceder boas entrevistas e mostrou uma seleção de notícias que citam o ANFFA e a categoria positivamente. “Todas as vezes que vamos falar com a imprensa precisamos parar e pensar o que desejamos comunicar. E temos que nos preparar para isso”, ensinou.
Também foram mostrados tipos de veículos – impressos e on-lines – que podem ser utilizados pela comunicação do ANFFA em várias outras estratégias para aumentar a exposição na imprensa. Entre as sugestões foram apresentados veículos como NeoFeed, Brazil Journal e outros. Destacou a importância do podcast, outra ferramenta muito atual e bastante utilizada no momento. Segundo o palestrante, outro item importante no processo da construção de estratégias de comunicação é adequar à mensagem aos diferentes públicos-alvo.