Auditores agropecuários recebem treinamento prático com drones

Um grupo de 100 servidores, entre auditores fiscais federais agropecuários e agentes de fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), estão, desde esta terça-feira (25/04), em Campinas-SP, recebendo aulas práticas de pilotagem de drones. O objetivo é capacitar os servidores que utilizarão o instrumento nas auditorias, fiscalizações e inteligência.

Durante o curso, os servidores foram divididos em quatro grupos com 25 pessoas. Desde março, os integrantes estavam recebendo aulas teóricas virtuais. Na prática, os participantes estão aprendendo sobre as regras para utilização e o manuseamento do equipamento e conhecendo sobre softwares de imagem.

De acordo com o auditor fiscal federal agropecuário, Roberto Siqueira, o MAPA está desenvolvendo metodologias para a utilização dos drones. Primeiro é preciso selecionar os equipamentos corretos, fazer o cadastro dos instrumentos e dos pilotos, para por fim poder utilizá-los no dia a dia. Roberto ainda explica que os voos devem ser solicitados na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o que também está sendo dito durante o treinamento.

“O curso colabora com o aprimoramento profissional dos servidores. Além disso, é importante para que os participantes se tornem capacitadores no futuro. Com o tempo, nós mesmos estaremos treinando nossas equipes”, explica o auditor.

O uso de drones auxilia em diversas áreas como na medição de áreas de sementes, sobrevoo em campos para contagem de animais, verificação perimétricas de granjas, fiscalização de contrabando, entre muitas outras.

“Aos poucos o instrumento está sendo introduzido, assim como a capacitação. Com isso, também vamos descobrindo novas formas de usá-lo”, finaliza Roberto Siqueira.