México realiza missão técnica em Mato Grosso do Sul

Foto: Capital News

O Serviço Oficial do México realizou missão técnica no Mato Grosso do Sul para avaliar plantas frigoríficas e conhecer os sistemas de produção de bovinos, para a importação de carne. Na ação foram visitadas uma propriedade produtora de bovinos para abate e Unidade Central da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO).

Durante toda a programação o objetivo foi verificar o cumprimento das normativas que regulam a produção de carne bovina e a aplicação de medidas zoossanitárias contra a febre aftosa.

De acordo com o governo do estado, os principais aspectos observados foram a biossegurança, rastreabilidade, capacitação de técnicos, informações sobre a implementação e resultados da vigilância ativa e passiva, vacinação, plano de capacitação, conhecimento e aplicação do plano de contingência para febre aftosa e ainda verificado em pontos internos de ingresso e controles de transporte de animais.

A equipe técnica esteve em Brasília e Goiás e segue ainda para os estados do Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e retornam à Brasília para uma reunião final. Após a conclusão dos trabalhos, a equipe voltará ao México e apresentará o relatório para as autoridades sanitárias e governamentais que, posteriormente, irão tomar uma decisão sobre o assunto.

A equipe técnica estava composta pelas médicas veterinárias do Serviço Oficial do México, Silvia Gabriela Morales Anaya e Laura Trinidad Aviña Guerrero e da Auditora Fiscal Federal, Ana Carolina Fanhani de Arruda Botelho, do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Fonte: Capital News