Em ofício ao Mapa, Direx cobra edição de mais concursos públicos

A preocupação com a ausência de renovação do quadro funcional de AFFA (Auditores Fiscais Federais Agropecuários), motivou o vice-presidente do Anffa Sindical, Marcos Lessa, a encaminhar um ofício (veja aqui) ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

O documento revela a queda drástica do número de AFFAs ao longo dos anos, decorrente não apenas das aposentadorias, mas do longo período sem novos certames para a carreira. Em 1997, o contingente era de 4.198 mil ativos. Vinte anos depois, o quadro reduziu substancialmente para 2.582, ou seja, uma queda de 38% do efetivo.

No mesmo período, diz o ofício, o agronegócio brasileiro cresceu continuamente, aumentando proporcionalmente suas demandas. Somente neste primeiro trimestre de 2017, a expansão do setor foi de 13,4%.

“A renovação do quadro funcional está intimamente ligada ao desenvolvimento do agronegócio, mola propulsora da economia. Por isso, não é uma demanda que pode ser vista como sendo corporativista, mas de interesse do país”, diz o vice-presidente.

A edição de novos concursos públicos é um dos itens de pauta do Anffa Sindical e vem sendo debatida em todas as oportunidades em que o Sindicato tem junto ao Governo.