Delegacias Sindicais otimizam recursos e potencializam trabalho de divulgação da carreira

Resultante da necessidade de reestruturar os custos administrativos das delegacias sindicais, o chamado GT Delegacias foi instituído em 2022 com a função de buscar alternativas de manutenção da estrutura sindical em função da arrecadação. O trabalho foi uma continuação das ações realizadas na sede do Sindicato em 2021 (relembre aqui) e após o resultado satisfatório, foi estendido às delegacias sindicais.

Image by Drazen Zigic on Freepik

Agora, com a revisão da Resolução Nº 005/2024 que atualiza as regras para o complemento do repasse ordinário mensal às delegacias com o fim primordial de garantir a execução das atividades sindicais, foi desenvolvido ao mesmo tempo um trabalho de educação para a redução de custos nas delegacias para que haja melhor aproveitamento desse recurso.

Conforme observado pelo secretário geral Rodrigo Machado, havia delegacias que empregavam todo o repasse financeiro recebido na manutenção da estrutura física da delegacia e na contratação de funcionários, inviabilizando assim a realização do trabalho sindical propriamente dito.

“Uma vez que o objetivo primeiro do sindicato em cada estado é a realização de atividades que aproximem os filiados das pautas de interesse da carreira, foi instituído esse Grupo de Trabalho que contou com dois representantes da Diretoria Executiva Nacional e três delegados sindicais para juntos, estudarmos alternativas de permanência das delegacias sindicais em cada estado, otimizando os recursos que cada uma delas possuía.”

A respeito das tarefas conduzidas pelo Grupo, a secretária de administração, Rogéria Conceição destacou que todo o trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos foi desenvolvido de forma conjunta e bastante honesta junto aos delegados sindicais e que houve o cuidado em garantir o poder político de todos os delegados, mantendo-os como autoridades máximas em seus estados, mesmo em caso de extinção do endereço físico do Sindicato.

“Todas as delegacias que aderiram a esse novo modelo de gestão têm apoio constante e irrestrito da sede do Anffa Sindical, seja em relação à compra de passagens, à prestação de contas, enfim, a todas as atividades administrativas necessárias.”

Exemplos bem sucedidos

O apoio continuado da sede do Sindicato tem garantido que tanto o repasse financeiro quanto o tempo de trabalho nas delegacias seja otimizado, como relatou a delegada sindical de Goiás, Ana Lucia Pereira.

“Estamos há poucos passos de concluir a mudança da sede da DS, iniciativa essa que nos trará uma economia de quase 50% no valor do aluguel do espaço. Além disso, também reduzimos a quantidade de secretárias e optamos por uma forma diferente de comemoração do Dia do Affa, que acontece no mês de junho. Com isso, conseguimos preservar uma boa parte do valor financeiro em caixa.”

Com essa medida, a delegada pretende, em conjunto com a diretoria da DS-GO, investir em ações de divulgação da carreira, tal qual realizado no estado de Pernambuco, sob liderança do delegado sindical Luis Gonzaga.

Conforme noticiado pelo Anffa Sindical na última semana, (clique aqui) foram instalados três outdoors nas cidades de Petrolina/PE e Juazeiro/BA, bem como a realizada a veiculação de mensagens em 22 paineis digitais no Aeroporto Internacional dos Guararapes os quais atingem uma audiência mensal de aproximadamente 750 mil pessoas, de acordo com dados do jornal Folha de Pernambuco.

“A forma de gestão em desenvolvimento só é possível porque temos total apoio da Diretoria Nacional e da maioria dos filiados de Pernambuco.” Segundo o delegado, após a implementação desse novo modelo, no qual foi realizada a mudança da sede da delegacia para um local com menor valor de locação e com a redução no quadro de pessoal, foi possível perceber uma diminuição expressiva das despesas da DS. “Mesmo com apenas uma secretária, as atividades administrativas têm ocorrido sem problemas ou perda na qualidade tanto do trabalho administrativo, quanto no atendimento aos filiados”, avaliou Luis.

Por fim, a DS-PE tem também estabelecido parcerias com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado (CRMV-PE), a Sociedade Pernambucana de Medicina Veterinária (SPEMVE), e o Sindicato dos Fiscais Agropecuários do Estado de Pernambuco (SINDAGRO-PE) para a realização de eventos, cursos e workshops nos quais não existe custo para a locação de auditório e equipamentos de audiovisual.

Apoio tecnológico

Na avaliação do secretário geral, as ferramentas atuais de tecnologia que permitem uma comunicação rápida e eficiente também podem facilitar esse trabalho de reestruturação das DS. “Existem diversos sistemas modernos e muito seguros capazes de nos auxiliar nesse momento. Já é sabido que a maior parte de nossos filiados não comparecem à sede das delegacias sindicais em busca de informações. Nossas Assembleias Gerais acontecem de forma virtual, e até mesmo nossa última eleição ocorreu na maior parte de forma virtual com a expectativa de que já estejamos operando de forma 100% remota na próxima votação.”

Em complemento, Rodrigo ressaltou que é importante os dirigentes estarem atentos à função primordial das delegacias sindicais e buscarem maneiras eficazes de gerir o recurso financeiro. “Qual a utilidade desse recurso? Com qual objetivo ele deve ser empregado? Questões como essas nos direcionam a escolhas eficientes para que sigamos alinhados em nossos objetivos de manutenção da atividade sindical em todo o país”, finalizou.