Em balanço do ano, diretoria de Relações Institucionais reforça necessidade de atuação em torno de pleitos essenciais

Em 2021, entre inúmeros temas de interesse da categoria e de competência da Diretoria de Relações Institucionais, a pasta priorizou pelo trabalho dos pleitos de interesse máximo da carreira e dos filiados.

Entre eles a melhoria do PL 1293/2021 (autocontrole), a aprovação nas devidas instâncias do PL 6028/2019 (cães farejadores do Mapa), a inclusão dos Affas no PL 1595/19 (ações de contraterrorismo), além da reestruturação salarial da carreira no PLN 19/2021 (LOA 2022).

A atuação ativa na luta pelo funcionalismo público, em geral, contra a PEC 32 (Reforma Administrativa) foi outra bandeira de luta ao longo desse período. “Para tal, contatamos aproximadamente 70 parlamentares entre as duas casas legislativas, além de cinco entidades congêneres dos servidores públicos, cinco grandes entidades ligadas ao agronegócio e vários gestores do Executivo, por meio de diversas reuniões e encontros”, explicou a diretora de Relações Institucionais, Consuelo Garrastazu Paixão Côrtes.

Segundo ela, por meio da aproximação dos parlamentares e autoridades foi possível estruturar uma rede de apoio aos pleitos da categoria, inclusive da própria ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Apesar do cenário político econômico difícil pelo qual atravessa o país, mantemos acesa a esperança pela valorização e reestruturação salarial dos Affas, considerando a importância da carreira para a sociedade e para a economia do país como um todo”, disse.

Expectativas - Para 2022, o foco é manter a atuação em torno dos principais temas de interesse dos Affas, como, por exemplo, a reestruturação da categoria, o PL 6438/2019 (porte de armas), entre outros, sempre em busca do reconhecimento da importância da atividade desempenhada como carreira típica de Estado.

De acordo com o diretor de Departamento da Diretoria de Relações Institucionais, Felipe Correa, para reforçar essa atuação em todas as esferas institucionais a pasta reunirá, em 2022, os Affas designados pelas DS para o trabalho institucional para uma reunião com os integrantes do Núcleo Estratégico, que são os colegas que já atuavam no trabalho parlamentar e têm um grande conhecimento e contato com parlamentares na Casas Legislativa. “A ideia é de que possam traçar novas estratégias juntos. Além de estreitar laços e ampliar as decisões”, esclareceu o dirigente sindical.