Anffa Sindical reforça importância do Vigifronteira

Um programa novo do Vigiagro, que há um ano vem atuando e ganhando espaço, é o Vigifronteira. Atua no combate e repressão à pirataria e falsificação e protege o mercado interno de produtos fraudados, clandestinos ou adulterados.

Um programa novo do Vigiagro, que há um ano vem atuando e ganhando espaço, é o Vigifronteira. Atua no combate e repressão à pirataria e falsificação de competência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e protege o mercado interno de produtos fraudados, clandestinos ou adulterados.

Para trabalhar no seu fortalecimento, o Anffa Sindical apresentou, por meio do Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Affa), Marcos Elielson, coordenador do Vigifronteiras, os resultados de um ano de trabalho e das 10 operações realizadas até hoje, ao presidente executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Édson Vismona. “Como a entidade é representante da sociedade civil, é sempre uma oportunidade para a carreira de apresentar nosso trabalho. Temos competências muito bem definidas, no que pesa nossa legislação no combate aos ilícitos transfronteiriços. Isso passou a ter uma importância maior agora porque os próprios órgãos de segurança pública começaram a se dar conta de que os produtos, os insumos agropecuários ilegais e os irregulares estão servindo de financiamento para organizações  criminosas”, disse Marcos.

Ainda, o objetivo foi apresentar a carreira para presidente do ETCO. “Como a gente tem expertise na fiscalização desses produtos, o Mapa vem sendo constantemente convidado a realizar operações conjuntas com outros órgãos. Foi uma oportunidade interessante de apresentar, ao final de um ano do programa Vigifronteira, os resultados das 10 operações realizadas”, complementou Alexandre César, responsável pelas operações de inteligência do Vigifronteira.

Conforme Alexandre, o resultado da reunião foi positivo. “Ele conheceu nossas atribuições e a notabilidade no nosso trabalho. Mostrou-se muito entusiasmado em promover reuniões com representações da sociedade civil organizada, para apresentar o Vigifronteira, fomentar e tentar sensibilizar o parlamento e a cúpula do Mapa”, destacou.

Édson se comprometeu em tentar estimular, ao máximo, e divulgar o programa.

O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, endossou as falas dos Affas e acrescentou que Édson Vismona é a voz do mercado. “O ETCO é uma instituição que tem todo o nosso apreço e pode ser um parceiro no sentido de construir uma  narrativa em favor da defesa agropecuária como salvaguarda da segurança dos alimentos e, por consequência, com efeitos positivos para a nossa carreira. Estamos formando uma rede de parceiros para, no futuro,  assimilarmos novas atribuições. O Presidente Vismona teve a oportunidade de conhecer a importância da nossa carreira. Temos um papel muito relevante na balança comercial e na economia do Brasil”, concluiu Pablo.